Foto: Departamento Regional da Cidasc de Mafra

Uma operação conjunta entre Polícia Civil e Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) em Rio Negrinho, na segunda-feira, verificou denúncias de abate clandestino de gado e manutenção de animais em situação irregular.

Os agentes compareceram em uma propriedade rural na localidade de Rio Casa de Pedra, onde logo verificaram um local destinado ao abate de animais e diversas cabeças de gado jogadas no pasto, ao lado do abatedouro. Já no interior do abatedouro, além de instrumentos para limpeza dos animais e corte da carne, os policiais encontraram munições de calibre 22.

Diante do encontro das munições e após verificar que os crânios dos animais possuíam orifício característico de terem sido mortos com disparo de arma de fogo, os policiais efetuaram busca nas residências existentes na propriedade e encontraram uma carabina calibre 22, uma carabina de ar comprimido modificada para disparar projéteis de calibre 22 e outra carabina, aparentemente de ar comprimido, além de diversas munições de calibre 22 e uma garrucha do mesmo calibre. Todo material foi apreendido e passará por perícia.

Os profissionais da Cidasc Alexandre Viedo Rodrigues e José Ruy Almeida Leite Filho constataram ainda que diversas cabeças de gado estavam em situação irregular (sem brincos de identificação) e também que a quantidade de animais na propriedade era incompatível com os cadastros do criador do órgão. Os suspeitos responderão administrativamente e criminalmente por seus atos, tendo sido instaurado inquérito policial para aprofundar as investigações.

Fonte: Jornal A Gazeta