Foto: Departamento Regional da Cidasc de Itajaí

A Cidasc realizou no dia 04 de maio, em Antônio Carlos, uma operação conjunta com o Instituto do Meio Ambiente (IMA) para a inspeção aérea de pragas em propriedade rural. O monitoramento é uma das ferramentas utilizadas na Defesa Agropecuária, visando determinar a presença e intensidade de patógenos nas culturas, além da avaliação dos danos e prejuízos que podem ocorrer em determinado plantio.

O uso e domínio da ferramenta RPAS (Remotely Piloted Aircraft Systems), mais conhecida como Drone, realizado pela equipe técnica do IMA, permite a análise da área e a inspeção, pontual ou ampla, de um determinado local. Isso faz com que a observação seja feita com maior rapidez e eficiência, pois é possível visualizar uma grande área, comparando os locais. Além disso, permite obter outros subprodutos que não sejam somente imagens, como a inspeção aérea e vídeos. É possível verificar o vigor das plantas para a identificação de doenças.

No caso específico, a CIDASC, com apoio do IMA, verificou como uma determinada bactéria, que afeta drasticamente os bananais, se comportou em um determinado local. Por meio dos RPAS foi possível observar se o controle e os cuidados do órgão foram efetivos, além de entender o hábito deste patógeno.

Esta é a primeira vez que a Defesa Agropecuária faz uso do equipamento Drone no Estado de Santa Catarina. A Cidasc, por meio do Departamento Estadual de Defesa Vegetal, busca, cada vez mais, aprimorar a eficiência e qualidade dos serviços prestados, para garantir o patrimônio agrícola e a condição socioeconômica do Estado de Santa Catarina.

Fonte: Fabiana Alexandre Branco

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom