Foi realizado nesta sexta-feira, 13, em São Miguel do Oeste, o 1º Encontro Internacional para o Desenvolvimento do Meio Rural. Idealizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Piscicultura, em parceria com a Epagri, o evento ocorreu no Cetresmo.

Foto: Departamento Regional de São Miguel do Oeste

Participaram lideranças ligadas ao setor agrícola da região e estado de Santa Catarina, e da Argentina. Do país vizinho, estiveram presentes representantes do Senado, ministérios, secretarias, fundações, coordenadores de programas agrícolas e empresários.

Foram feitas palestras diversas, sobre temas de comum interesse dos dois países para o setor. Os destaques, segundo o secretário de Agricultura de São Miguel do Oeste, e presidente do Colegiado dos Secretários de Agricultura do Estado de Santa Catarina, Renato Romancini, foram as palestras do ex-secretário de Agricultura de Santa Catarina e atual deputado estadual, Moacir Sopelsa; e do atual secretário, Aírton Spies. Também aconteceram explanações com representantes da Cidasc, Cidema, Sicas Rural/GPS Rural, Epagri, Sulcredi e IFSC. O Encontro teve o apoio dos colegiados regional e estadual dos Secretários Municipais de Agricultura.

Foto: Departamento Regional de São Miguel do Oeste

O médico veterinário do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de São Miguel do Oeste Ody Hess Gonçalves, falou sobre a Brucelose e a Tuberculose nos rebanhos, os cuidados necessários para evitar a contaminação e as ações desenvolvidas no estado de Santa Catarina para garantir a excelência sanitária. Ody também destacou os benefícios da Certificação de Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose.

O Gestor do Departamento Regional da Cidasc de São Miguel do Oeste, Claudio Trombetta, destaca que a certificação possibilita a comercialização de leite com cerca de três centavos a mais por litro, devido a qualidade do produto.

Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose

O objetivo do Programa é diminuir os casos de Brucelose e Tuberculose bovina e bubalina e certificar propriedades que ofereçam ao consumidor produtos de baixo risco sanitário. É realizada investigação de possíveis focos, por vigilância ativa, mediante a parceria com Agroindústrias do Setor Leiteiro (Laticínios).

O Certificado de Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose certifica a propriedade que cumpre o que estabelece o Artigo 57 do regulamento Técnico do PNCEBT. De acordo com o Mapa, a proposta do Programa foi elaborada com a participação de especialistas e pesquisadores em epidemiologia, em medicina veterinária preventiva, e em Serviços de Inspeção e Defesa Sanitária Animal.

Fonte: Rede Peperi

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom