Na última quinta-feira (5)  aconteceu a reunião do CMDR do município de Zortéa. O evento contou com a participação dos médicos veterinários da Cidasc e do Icasa, que repassaram aos produtores rurais presentes informaçãos sobre o Sistema de Identificação Individual e Rastreabilidade de Bovinos e Bubalinos de Santa Catarina (SRBOV-SC), antigo PIB-SC e popularmente conhecido como “brincagem”.

Médico veterinário da Cidasc Fábio de Carvalho Ferreira, responsável estadual pelo Sistema de Identificação Individual e Rastreabilidade de Bovinos e Bubalinos de Santa Catarina

O médico veterinário da Cidasc Fábio de Carvalho Ferreira, responsável estadual pelo SRBOV-SC, explicou as mudanças que ocorreram nesses 10 anos de “brincagem” e falou sobre as vantagens e desvantagens da identificação individual dos bovinos e bubalinos. Além disso, explanou um pouco sobre a legislação vigente e sua atualização visando melhorias na aplicabilidade do sistema, além da busca de melhorias na qualidade dos brincos de identificação individual, visando maior segurança ao produtor rural e redução da ocorrência de fraudes.

A médica veterinária do ICASA Juliana Coelho falou sobre o atendimento no mucicípio de Zortéa e as irregularidades encontradas a campo, tais como: reposição de brincos de forma incorreta, a grande quantidade de animais que perdem os brincos e não são repostos, animais com identidficação incorreta do sexo e animais mortos sem a baixa do brinco. Ressaltou que o ICASA é uma empresa de apoio, que visa a conscientização do produtor rural catarinense, e portanto as irregularidades encontradas a campo podem e devem ser corrigidas pelos médicos veterinários e auxiliares administrativos do ICASA.

As ilegalidades (animais adultos sem identificação, fraudes de brincos, etc) deverão ser repassadas à Cidasc pois nesses casos o produtor irá sofrer as penalidades impostas pela legislação. Estiveram presente os médicos veterinários da Cidasc de Campos Novos Karen e Moacir e da Gerência do Departamento Regional de Campos Novos, Edilse Branco. Vale ressaltar que tanto Cidasc quanto ICASA não atuam apenas punindo. É importante que o produtor busque regularizar a sua situação o quanto antes para evitar cair na ilegalidade.

O atendimento a campo em Zortéa ocorre as terças e quartas-feiras. O produtor que tenha dificuldades e queira regularizar a situação da propriedade pode se dirigir ao escritório de apoio do Icasa e solicitar vistoria na propriedade diretamente com a auxiliar administrativa ou pelo fone 49 3557-2044.

A Cidasc e o Icasa agradecem o espaço cedido pelos organizadores (EPAGRI e Secretaria de Agricultira de Zortéa)

Fonte: Rádio Capinzal

Mais informações à imprensa