Em visita técnica à cidade de Jacupiranga/SP, profissionais da Divisão de Classificação do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc avaliaram planta industrial de beneficiamento de banana. A unidade escolhida foi a Bananas Corrêa, um dos maiores produtores de banana do estado de São Paulo, com ofertas para grandes redes mercadistas.

Foto: Divisão de Classificação da Cidasc

A Bananas Corrêa está adequando o processo produtivo e de beneficiamento para atender às novas exigências do mercado, inclusive com um programa de certificação, sem o qual uma das redes não aceitaria mais os produtos oferecidos pela empresa. “O mercado está com um grau de exigências enorme e a certificação de processos é o que estamos fazendo para atender às necessidades”, declarou o proprietário,  José Luiz Corrêa.

Foram verificados os processos implantados e em implantação, entre eles, a adequação da unidade industrial e a documentação que baliza os procedimentos durante a produção e o beneficiamento das frutas. Segundo o produtor de bananas do município de São João do Itaperiú Josoe Schappo, que está implantando o Selo de Conformidade Cidasc – SCC e participou da visita, “observamos que estamos melhor posicionados em termos de adequações e que o Selo da Cidasc é mais simples, porém, mais rigoroso”.

No caso da produção e beneficiamento de frutas, o técnico agrícola da Cidasc Clóvis Walter salienta que o SCC implanta os métodos de controle em estrito cumprimento das normas legais, observando as adequadas condições sanitárias da unidade fabril, a saúde e o comportamento dos manipuladores, controle da higienização, da qualidade da água e programa de rastreamento, além das análises laboratoriais microbiológica, metais pesados e residual de agrotóxicos.

“A Gestão da Segurança dos Alimentos deve avaliar tudo o que é preponderante para assegurar que os alimentos sejam seguros”, disse Wladimir Marcon, especialista em segurança dos alimentos.

As exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa e Ministério do Trabalho e Emprego – MTE são a resposta do ente público às demandas dos consumidores, como também sua responsabilidade de zelar pela saúde pública e a segurança das pessoas. A Cidasc aplica esforços para fortalecer o setor produtivo do agronegócio que, além de ser um grande gerador de empregos, tem relação direta com a saúde da população.

Além de Wladimir Marcon e Clóvis Walter, também participou da visita, a Gestora Estadual da Divisão de Classificação do Dedsa da Cidasc, Valdirene Régia Bizolo Sommer. Atualmente, nove unidades de hortifrúti estão em fase de implantação da Gestão da Segurança dos Alimentos, sendo quatro de banana, quatro de maçã e uma de hortaliças com cultivo em hidroponia.

Fonte: Divisão de Classificação da Cidasc

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom