O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Criciúma, ao longo do mês de junho, realizou uma série de fiscalizações de trânsito no período vespertino e noturno. As ações visaram coibir o transporte ilegal de animais, produtos e subprodutos de origem vegetal e animal.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Criciúma.

No dia 15, diversas vistorias em veículos foram realizadas nas imediações da Barreira Sanitária de Passo de Torres, localizada as margens do rio Mampituba, divisa com o Rio Grande do Sul. Trabalhando em conjunto com a Polícia Militar, os profissionais da Cidasc orientaram os motoristas sobre quais as documentações exigidas para cada tipo de produto transportado.

Segundo o Departamento Regional da Cidasc de Criciúma, cargas foram rechaçadas devido a falta de documentação, uma multa foi aplicada e um caminhão foi apreendido. Além de Criciúma, o Departamento atende outros 26 municípios, onde também são realizadas ações de fiscalização de trânsito com frequência.

“O Departamento Regional de Criciúma possui quatro Barreiras Sanitárias em pontos estratégicos de entrada de veículos, os profissionais que atuam nestes locais recebem apoio 24 horas por dia dos coordenadores das barreiras, que dão todo o suporte necessário para que o trabalho feito na ponta seja de excelência, assim como nosso status sanitário”, declarou Eduardo Daminelli Pesenti, Gestor do Departamento Regional da Cidasc de Criciúma.

Barreira Sanitária da Cidasc em Passo de Torres. Foto: Departamento Regional da Cidasc de Criciúma.

Barreiras Sanitárias

As ações desenvolvidas nas Barreiras Sanitárias da Companhia tem como objetivo promover medidas de proteção sanitária, por meio da fiscalização de veículos e cargas em postos localizados nas divisas do estado ou barreiras móveis nas estradas.

Essa atividade previne a introdução de doenças que colocam em risco a saúde pública, animal e vegetal, além de preservar os interesses econômicos do estado. O sistema funciona o ano inteiro, 24 horas por dia, 7 dias por semana, garantindo um dos maiores patrimônios do estado, a sanidade agropecuária de Santa Catarina.

Fonte: Departamento Regional da Cidasc de Criciúma.