A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc participou na última quinta-feira, 25, do VII Simpósio Brasileiro sobre a cultura do maracujazeiro, organizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural – Epagri com apoio institucional da Sociedade Brasileira de Fruticultura, do Instituto Agronômico de Campinas, da Embrapa-Cerrados, Cidasc, UFRGS, do IFC-Santa Rosa do Sul, da Unisul-Tubarão, produtores e outros membros da cadeia produtiva.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Criciúma

Durante o dia os profissionais visitaram duas propriedades produtoras de  maracujá-azedo do sul catarinense, sendo uma no município de Balneário Gaivota e outra em Sombrio.

Técnicos agrícolas da Cidasc orientaram os visitantes durante a chegada, para que passassem os pés sobre o pedilúvio com solução desinfetante, diminuindo assim o risco de disseminação de pragas e doenças durante as visitas.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Criciúma

Os engenheiros agrônomos da Companhia Clóvis Adriano Teixeira Paes e Daniel Remor Moritz apresentaram aos participantes do simpósio o trabalho intitulado “Monitoramento de resíduos de agrotóxicos em frutos de maracujá no estado de Santa Catarina”. Além dos dados da cultura do maracujá, também foram apresentados detalhes do Programa Alimento sem Risco – PASR e do Programa de Monitoramento da Produção Orgânica.

O Gestor do Departamento Regional da Cidasc de Criciúma, Eduardo Damineli Pesenti, também esteve presente. “Como no evento haviam participantes de diversos estados e até do exterior, pudemos demonstrar o trabalho de excelência que é desenvolvido pela Defesa Agropecuária de nosso estado, tanto pela apresentação dos programas pioneiros de monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos, quanto pela preocupação com o status sanitário do estado, que ficou clara pela colocação do pedilúvio nas propriedades visitadas durante o evento”, declarou Eduardo.

Maracujá em SC

De acordo com o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri – Cepa, Santa Catarina conta com 1.260ha plantados de maracujá e colheu, em 2014/15, cerca de 22,4 mil toneladas. O Valor Bruto da Produção – VBP alcançou R$ 25,5 milhões.

O Litoral Sul catarinense é responsável por 84,5% do maracujá produzido no estado. Na safra 2014/15, a região colheu 18.936t em 1.075ha. Os principais municípios produtores são Sombrio, com 8.150t, Jacinto Machado, com 2.600t, e Araranguá, com 2.400t. A cultura já é a terceira atividade agrícola mais importante na região.

Fonte: Daniel Remor Moritz – Departamento Regional da Cidasc de Criciúma