O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Criciúma, realizou na última quinta-feira, 18, ação de Educação Sanitária em uma escola na comunidade de Serra da Pedra, em Jacinto Machado.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Criciúma

A técnica agrícola da Cidasc Valdirene Borges Emerim de Noni palestrou sobre a “Qualidade do Solo e Mudas” para alunos e professores da Escola de Ensino Fundamental Imaculada Conceição. Durante o encontro, Valdirene comentou sobre as características do solo; substrato; definição e pragas;  sanidade vegetal; germinação; irrigação; sistema de proteção e hortas alternativas.

O tema foi escolhido pela professora Silvia Possamai Della de Oliveira, visto que a instituição de ensino está localizada em área agrícola. De acordo com ela, essa é uma forma de incentivar os alunos a cultivarem em casa. A escola tem o objetivo de criar uma horta nas suas dependências, trabalhando em um projeto que vise sustentabilidade e valorização do produtor através de atividades práticas.

Valdirene também falou sobre como uma horta escolar pode contribuir para a qualidade da alimentação. “As hortas escolares vão além da necessidade de produzir os alimentos, elas podem e devem estar interligadas com todas as disciplinas curriculares, além de ser uma forma de exercício da cidadania e sustentabilidade para o aluno”, declarou.

Foram realizadas duas palestras no período matutino e vespertino, com a participação de 85 alunos e 6 professores do 1° ao 9° ano do ensino fundamental.

Educação Sanitária

A Cidasc desenvolve atividades de educação sanitária por acreditar que é possível promover a partir da educação, a mudança de atitudes e comportamentos frente aos problemas sanitários desde o ensino infantil, melhorando direta e indiretamente a saúde das pessoas, dos animais, das plantas e do meio ambiente. A educação sanitária em defesa agropecuária é uma atividade estratégica, instrumento da defesa agropecuária, que visa garantir o comprometimento dos integrantes da cadeia produtiva agropecuária e da sociedade em geral no cumprimento dos objetivos.

Entende-se como educação sanitária em defesa agropecuária o processo ativo e contínuo de utilização de meios, métodos e técnicas capazes de educar e desenvolver consciência crítica no público-alvo.

Fonte: Departamento Regional da Cidasc de Criciúma