Mais de 50 pessoas entre dirigentes de cooperativas, entidades do setor primário e produtores de arroz de Santa Catarina acompanharam a reunião da Câmara Setorial do Arroz, realizada na manhã desta terça-feira, 31, no auditório da Cooperativa Agropecuária de Tubarão  – Copagro, em Tubarão.  Na ocasião, representantes da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul – Federarroz apresentaram dados sobre a safra brasileira do grão e a conjuntura de mercado antes da colheita.

Foto: AgroEffective/ Fedearroz

O Presidente da Federarroz, Henrique Dornelles, apresentou os dados do Instituto Rio Grandense do Arroz – Irga, que apontam para uma colheita de 8,4 milhões de toneladas, um milhão acima do período anterior, que foi castigado com perdas de 16% nas lavouras por causa das fortes chuvas e enxurradas. No entanto, o país conta com 600 mil toneladas a menos no estoque de passagem em relação à 2016, o que vai manter o equilíbrio. “Devemos ter um ano mais tranquilo em termos de comercialização e esta é uma boa notícia para os catarinenses, que têm forte representação da agricultura familiar”, destaca.

Dornelles observa ainda a extensão do trabalho do Irga em território catarinense, sendo que a estimativa é de que 80% da área plantada pelos arrozeiros de Santa Catarina seja com a cultivar 424, desenvolvida pelo instituto gaúcho. “Isto mostra a importância e revolução que o Irga também proporciona aos produtores do estado vizinho a partir desta cultivar”, observa.

No encontro, que também contou com a participação do Vice-Presidente da Federarroz, Alexandre Velho, e do consultor Luís Antônio Valente, foi apresentada a programação da 27ªAbertura Oficial da Colheita do Arroz, que ocorre de 16 a 18 de fevereiro na Estação Experimental do Arroz, em Cachoeirinha, RS. A expectativa é da participação de pelo menos dez delegações catarinenses.

A reunião conduzida pelo Presidente da Câmara e Deputado Estadual José Milton Scheffer, contou ainda com a presença de representantes de cooperativas como a Copagro, Cooperativa Agroindustrial de Jacinto Machado – Cooperja, Cooperativa Regional Agropecuária Sul Catarinense – Coopersulca, Cooperativa Juriti, além da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri, Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc e Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina – Faesc.

Fonte: AgroEffective/ Federarroz