A área de produção orgânica no país, em 2017, deve passar da marca dos 750 mil hectares registrados no ano passado. Segundo a Coordenação de Agroecologia – Coagre da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo – SDC, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, esse tipo de cultivo no campo já é encontrado em 22,5% dos municípios brasileiros e a perspectiva é ainda maior para este ano.

Foto: Reprodução/ CI Orgânicos

Foto: Reprodução/ CI Orgânicos

Dados da Coagre indicam que houve um salto de 6.700 mil unidades, em 2013, para aproximadamente 15.700, em 2016, ou seja, mais que o dobro de crescimento em três anos. Sudeste é a região com maior área de produção orgânica, totalizando 333 mil hectares, com 2.729 registros de produtores na Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica – Cnapo, também vinculada ao Mapa.

Coordenadora do Centro de Inteligência em Orgânicos -CI Orgânicos, mantido pela Sociedade Nacional de Agricultura – SNA, Sylvia Wachsner avalia que “o incremento das unidades orgânicas no Brasil é muito importante, por ser um indicativo de que, cada vez mais, os produtores rurais estão investindo em uma produção sem o uso de insumos agroquímicos, que é uma opção mais segura para o próprio agricultor, para o consumidor e, especialmente, para o meio ambiente”.

“Ao mesmo tempo, vem se firmando a consciência de que os alimentos orgânicos têm o apelo dos consumidores por serem bons para a saúde, fato que abre novas oportunidades de mercados”, comenta Sylvia.

Para ela, o crescimento produtivo vem ocorrendo, sobretudo, devido ao incremento dos agricultores familiares, que veem na agroecologia e na produção orgânica em si uma maneira de atender, dentro dos próprios municípios, a programas que envolvem, por exemplo, a merenda escolar, por meio do Pnae – Programa Nacional de Alimentação Escolar.

“O atrativo de programas, como o Pnae, o crescimento das feiras livres e a maior comunicação direta entre produtores agroecológicos e os consumidores vão permitir que esse mercado continue a crescer em 2017″, afirma.

A Coordenação de Agroecologia – Coagre, da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo – SDC, é o setor do Ministério da Agricultura que responde pelas ações de desenvolvimento da agricultura orgânica. Tem como funções a promoção, o fomento, a elaboração de normas e a implementação de mecanismos de controle.

Fichas Agroecológicas

Diversas informações sobre as tecnologias adequadas e permitidas legalmente para a produção orgânica no Brasil, que ajudam agricultores que pretendem entrar nesse mercado ou aprimorar os conhecimentos já adquiridos, estão disponíveis no site do Ministério da Agricultura (www.agricultura.org.br) e do CI Orgânicos (www.ciorganicos.com.br).

Fonte: Página Rural