Foto: Nicole Barbieri - Ascom/Cidasc

Foto: Nicole Barbieri – Ascom/Cidasc

Os estudantes da terceira fase do curso de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC realizaram na última segunda-feira, 26, uma entrevista coletiva com o engenheiro agrônomo e Gestor Estadual da Divisão de Fiscalização de Insumos Agrícolas do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal da Cidasc, Matheus Mazon Fraga. O encontro ocorreu no Departamento do Curso de Jornalismo, localizado no Centro de Comunicação e Expressão, na UFSC.

Foto: Nicole Barbieri - Ascom/Cidasc

Foto: Nicole Barbieri – Ascom/Cidasc

A coletiva fez parte das atividades desenvolvidas na disciplina de Redação III, ministrada pela professora Gislene da Silva, e teve como objetivo exercitar técnicas de entrevista e apuração dos estudantes.

Os acadêmicos entraram em contato com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc e propuseram como tema da pártica o Programa Alimento Sem Risco – PASR, no qual a Companhia é uma das entidades parceiras. Para o engenheiro agrônomo foi um privilégio participar do encontro que oportunizou o debate sobre Defesa Sanitária Vegetal, Fiscalização de Insumos Agrícolas e a importância de programas como o PASR para a sociedade.

Segundo a professora Gislene, os alunos gostaram muito da experiência e agradeceram a disponibilidade da Cidasc e a do Matheus.

Sobre o Programa Alimento Sem Risco

O programa tem como objetivo evitar a presença indevida de resíduos de agrotóxicos em alimentos, preservando a saúde dos consumidores e dos produtores agrícolas e prevenindo a ocorrência de danos ao meio ambiente. O PASR atua no monitoramento de alimentos vegetais suscetíveis ao uso de agrotóxicos, adota ações eficazes de rastreamento de alimentos, fomenta a criação de estrutura pública para análise periódica de resíduos de agrotóxicos em alimentos, controla o uso de agrotóxicos na produção de alimentos e aprimora o controle de receituários agronômicos, além de fiscalizar e vedar a comercialização, no Estado de Santa Catarina, de agrotóxicos proibidos nos países de origem.

Fonte: Ministério Público de Santa Catarina.