Foto: Departamento Regional da Cidasc de Campos Novos

Uma equipe de 21 médicos veterinários da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc e a médica veterinária e Fiscal Federal Agropecuário Sílvia Quintela Camargos Mendes, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, participaram da reunião de Sanidade de Equídeos, realizada no município de Campos Novos, entre os dias 13 e 15 de setembro.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Campos Novos

Essa ação, promovida pelo Departamento Regional da Cidasc de Campos novos, é meta do convênio com o Mapa e tem como objetivo capacitar o Serviço Veterinário Oficial do Estado para atendimento, notificação e ação sobre possíveis focos de Mormo e Anemia Infecciosa Equina. A reunião também oportunizou a discussão sobre os procedimentos padrões para a sanidade, que visam melhorar o atendimento ao produtor e a fiscalização.

Sob a coordenação da responsável pelo Programa Nacional de Sanidade Equídea – PNSE do escritório central da Cidasc, médica veterinária Eleanora Schmitt Machado, profissionais de todos os 19 Departamentos Regionais da Companhia receberam também um treinamento prático da aplicação e leitura da Maleína, realizado na propriedade rural de Alexandre Alvadi Di Domenico, que colaborou cedendo animais para a prática da atividade.

Anemia Infecciosa Equina

A Anemia Infecciosa Equina é provocada por um vírus e quando este infecta um animal, permanecerá nele durante toda vida, mesmo que ele não apresente quaisquer sintomas. É uma doença de caráter crônica, embora possa aparecer fases agudas e subagudas. O médico veterinário responsável pela Defesa Sanitária Animal do Departamento Regional da Cidasc de Mafra, Fernando Bilinski, escreveu um artigo sobre a doença, para saber mais, clique aqui.

Mormo

O Mormo é uma doença infectocontagiosa provocada pela bactéria Burkholderia mallei e pode apresentar-se na forma aguda ou crônica, sendo que a primeira é mais comum em asininos e muares e a forma crônica acomete mais os equinos (cavalos). A doença pode ser transmitida ao ser humano através do contato com secreções e úlceras cutâneas de animais doentes e com objetos contaminados. Leia mais sobre a doença, clique aqui.

Fonte: Departamento Regional da Cidasc de Campos Novos.

Galeria de Imagens: