Na última quinta-feira, 14, o Grupo de Ação “Todos Contra o Cancro Europeu”, coordenado pela Cidasc e Epagri, realizou um dia de campo na Estação Experimental da Epagri com produtores de maçã e pera.

defesa-agropecuaria-cidasc-sc-todos-contra-cancro-europeu-dia-campo-maca-pera-treinamento-produtores-14-julho (3)

Foto: Departamento Regional da Cidasc de São Joaquim.

O Cancro Europeu é uma doença causada pelo fungo Neonectria galligena, que ataca principalmente macieiras, pereiras e marmeleiros e causa danos irreversíveis às plantas. O encontro serviu como treinamento aos produtores, esse que aprenderam a encontrar o Cancro Europeu em seus pomares, além de conhecerem medidas de controle a serem adotadas visando a erradicação da doença.

O Grupo de ação “Todos Contra o Cancro Europeu”, que é coordenado pela Epagri e pela Cidasc, conta com o apoio da Associação Brasileira de Produtores de Maçã – ABPM, Associação dos Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina – AMAP, Associação dos Engenheiros Agrônomos da Serra Catarinense – ASSEA, Núcleo dos Técnicos Agrícolas de São Joaquim – NUTASJ e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente – SAMA.

Dia de Campo
O Dia de Campo é de suma importância para os produtores saberem identifica o Cancro Europeu e informar o foco de seu pomar para a Cidasc ou para a Epagri. Os responsáveis técnicos, engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas, tem o dever de dar treinamento aos produtores assistidos e, como emitem o Certificado Fitossanitário de Origem – CFO, devem acompanhar e conhecer a real situação dos pomares assistidos com relação a essa doença, assim como orientar os produtores na compra de mudas, pois essa situação eventualmente podem ser a origem da doença.

Portanto as mudas devem ser compradas de viveiros registrados e fiscalizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa e Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, acompanhados de CFO, Termo de Conformidade emitido pelo responsável técnico e nota fiscal de produtor. No caso de mudas compradas em outro Estado, além dos documentos citados anteriormente é necessário solicitar uma autorização de aquisição de mudas junto a Cidasc.

Fonte: ADR – São Joaquim.

Galeria de Imagens: