Foto: Divulgação SENAR/SC

Teve início, no último final de semana, em Florianópolis, a primeira fase de qualificação dos jovens selecionados para etapa estadual do CNA Jovem 2016. Elaborado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), a iniciativa objetiva a habilitação de jovens e impulsão do setor agropecuário.

Foto: Divulgação SENAR/SC

O Programa integra 24 jovens, de todas as regiões do território catarinense, e tem como meta prepará-los para incentivar ainda mais o setor agropecuário. A agropecuária transformou o status de importador do País, para exportador de alimentos. Hoje o Brasil lidera o ranking da produção mundial de alimentos e tem sua economia sustentada, graças aos avanços desse setor.

Para o Presidente do Sistema FAESC/SENAR, José Zeferino Pedrozo, “Essas iniciativas voltadas a fortalecer e expandir o agronegócio fazem toda a diferença, pois estamos no caminho e preparamos as lideranças que impulsionarão o setor produtivo.”, observou.

Pedrozo enalteceu que essas novas lideranças ocuparão cargos e funções de destaque em suas comunidades, municípios e em instâncias maiores direcionadas, principalmente, ao agronegócio. “Certamente, serão os verdadeiros sucessores das propriedades rurais, pois já estão à frente do setor produtivo juntamente com seus familiares. Acreditamos na experiência dos que hoje lideram o agronegócio, porém necessitamos da força jovem nesse setor.”, complementou.

Foto: Divulgação SENAR/SC

Neste primeiro encontro foi discutido o alinhamento das expectativas e da escolha do desfio. Informações sobre a contextualização da agropecuária no Brasil, no Estado e nas microrregiões foram repassadas pelos assessores técnicos do SENAR/SC, Olices Osmar Santinie e Francisco Carlos Heiden.

Na última parte do encontro, o Médico Veterinário, 1º Vice-Presidente da FAESC e Presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), Enori Barbieri, contou sobre sua trajetória profissional no agronegócio e comentou sobre os desafios passados para ser um líder no setor,

O Superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, palestrou sobre os desafios do agronegócio catarinense. Os dados vão servir de ponto de partida para que os participantes possam desenvolver os planos de ação do setor. “Como benefício direto, os participantes do programa construirão planos de ação voltados para mitigação de desafios do agronegócio de sua região. No que tange o SENAR, temos todo interesse de participar de forma efetiva na capacitação e orientação desses jovens, comungando das diretrizes do sistema FAESC/SENAR.”, ressaltou.

Avaliação

Cada jovem será avaliado individual e coletivamente. A avaliação considerará a participação e o cumprimento das instruções, a qualidade dos produtos entregues e a capacidade de liderança. Ao final do Programa, os participantes apresentarão um plano de ação que envolva aspectos de liderança, voltado para um desafio da agropecuária do Estado. Posteriormente, serão escolhidos três jovens líderes para participar da etapa nacional do CNA Jovem.

Etapas

As próximas etapas estão previstas para os dias 21 e 22 de maio (2ª etapa) e 18 e 19 de junho (3ª etapa). Na segunda etapa, a ênfase será na criação do plano de ação. Na terceira etapa o destaque é para apresentarão dos planos de ação.

Fonte: Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR