No dia 22 deste mês, em Capinzal, o Sindicato Rural de Capinzal promove a 36ª Feira de Gado Geral, em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente e com o apoio da CIDASC, SENAR, EPAGRI e FAESC.

Foto: Rádio Capinzal

Foto: Rádio Capinzal

O Sindicato completa 18 anos de tradição e aponta a conquista do público como resultado do comprometimento com os pecuaristas e responsabilidade com o evento.

Conforme o Presidente do Sindicato Rural, Paulo Dambrós, a expectativa é superar a feira do ano passado, quando foram vendidos 345 animais em exposição e foram cadastrados cerca de 700 animais.

Para participar do evento são iniciados os anúncios e abertas as inscrições para os produtores 60 dias antes da feira. Após a comercialização, a CIDASC gera a Guia de Trânsito Animal (GTA) para encaminhamento ao comprador.

Para que o produtor possa vender o gado, é necessário que animais acima de 10 meses, fêmeas e machos, não castrados, apresentem exames de brucelose e tuberculose feitos há, no máximo, 40 dias, além de estarem com documentação da GTA e o brinco em dia.

Os brincos são fornecidos gratuitamente pela CIDASC para todos os produtores catarinenses. Os bovinos e bubalinos devem possuir a identificação até o sexto mês de vida, para que seja possível a identificação do animal e de seu dono. Em Santa Catarina, os bovinos e bubalinos só podem transitar com os brincos de identificação. Denuncie quando encontrar animais sem a identificação.

Os médicos veterinários da CIDASC, caso tenham disponibilidade de pessoal, estarão presentes, porém, às vezes existem rodeios e feiras em outros municípios e eles nem sempre podem acompanhar o evento. Normalmente, a Feira de Gado Geral conta com o comprometimento dos produtores e do médico veterinário responsável técnico do evento, portanto, os animais estão com os documentos corretos (GTA e exames).

Podem ser inscritos os terneiros e terneiras desmamados, que, geralmente, são animais que serão engordados para posterior abate e o gado que não será utilizado para reprodução.

Após a comercialização, a CIDASC gera a GTA para encaminhamento ao comprador.

 

Informações adicionais:

Michele Pagani Machado Rodrigues

Médica Veterinária da CIDASC

publicacao