Com a certificação emitida pela Cidasc, a venda de matrizes e reprodutores pode ser feita em todo território nacional e também no exterior.

Foto: Juliana Gomes

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) realizou a entrega do certificado para o representante da Agropecuária Carboni, responsável pela Granja Taquara Verde I, que irá reproduzir e comercializar suínos reprodutores e matrizes com alta qualidade genética. Com a certificação, que tem validade de 4 meses, a venda pode ser feita em todo território nacional e também no exterior, pois garante a sanidade dos animais.

O documento entregue certifica que os cerca de três mil animais da granja estão livres de peste suína clássica, doença de Aujeszky, brucelose, tuberculose, sarna sarcóptica e controlada para leptospirose.
De acordo com o médico veterinário e responsável técnico Alan Brancher, a posição sanitária conquistada pela Granja é resultado de um minucioso trabalho. “O local onde a granja foi implantada foi escolhido pela sua localização, visto que é uma área que não possui risco de contaminação, já que não existem criadouros de suínos nas proximidades e também pela questão da geografia e da logística”, salienta.

Utilizando tecnologia de ponta, sendo a pioneira nestes moldes no Sul do país, a Carboni, responsável pela granja, presta serviço para empresas que são referência em termos de genética suína em todo mundo. “Trabalhamos com três das melhores genéticas que existem. Dessa forma, necessitamos da certificação emitida pela Cidasc, que nos abre portas para a venda internacional, garantindo a qualidade do material produzido em Caçador”, acrescenta.

Relata ainda que existe projeto para construção de uma nova unidade da empresa, que será denominada como Granja Taquara Verde II. “A construção deve iniciar em médio prazo e terá, provavelmente, o mesmo tamanho da Taquara Verde I”, relata.

Para o Gestor Regional da Cidasc, Álvaro Dourado, a entrega do documento demonstra a preocupação da empresa em garantir a qualidade do produto que sairá do município. “A gerência sente-se orgulhosa em emitir a certificação. É importante salientar que Caçador recebeu um investimento grandioso que deve gerar renda para diversas famílias, além de contribuir para o desenvolvimento do município”, enaltece.

Os trabalhos na granja já iniciaram e a primeira remessa de suínos deve sair do local na próxima segunda-feira (29).

Fonte: Juliana Gomes  – Folha da Cidade