Ascom  - Cidasc

Ascom – Cidasc

Há 36 anos a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) trabalha para garantir a excelência sanitária dos rebanhos e lavouras do estado. A Cidasc é uma empresa vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e é responsável pela defesa sanitária animal e vegetal de SC.

O trabalho dos técnicos da Cidasc, em parceria com os produtores catarinenses e o setor agroindustrial, deu ao estado dois certificados internacionais, concedidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Santa Catarina é reconhecida como área livre de febre aftosa sem vacinação, conquistado e mantido desde 2007, e, junto com o Rio Grande do Sul, de zona livre de Peste Suína Clássica (PSC), obtido neste ano de 2015.

Para manter esses status e garantir a defesa sanitária animal e vegetal do estado, a Companhia conta com 63 barreiras sanitárias nas fronteiras com o Paraná, Rio Grande do Sul e Argentina que controlam a entrada de produtos agropecuários. Hoje Santa Catarina possui seis corredores sanitários por onde é permitida a passagem de animais e produtos de origem animal com a devida documentação e uso de lacres aplicados pela Cidasc nas fronteiras.
Em 2015, a Secretaria da Agricultura e a Cidasc anunciaram alterações na Guia de Trânsito Animal Eletrônica (e-GTA) que, a partir de agora, terá a opção de Reserva de Domínio. A novidade traz mais segurança para os produtores que comercializam animais em feiras agropecuárias no estado. Com a Reserva de Domínio, os compradores de animais financiados terão conhecimento sobre qualquer pendência financeira existente.

Para o presidente da CIDASC, Enori Barbieri, os bons resultados na agropecuária catarinense são fruto de muito trabalho e dedicação de todos os profissionais e colaboradores da Cidasc, o Balanço de 2015 evidencia os resultados desse esforço. O trabalho da Companhia gera grande impacto positivo para a sociedade e o Estado precisa tomar conhecimento das ações aqui executadas.

Serviço de Inspeção Estadual de Produtos de Origem Animal
Santa Catarina possui um modelo diferenciado de inspeção de produtos de origem animal e está servindo de modelo para todo o Brasil. Para aumentar a oferta de médicos veterinários e dar mais segurança para os consumidores, o Estado pensou em um modelo diferenciado de inspeção sanitária. A Secretaria Agricultura criou normativas próprias, dentro do Regulamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal, permitindo que as indústrias contratem médicos veterinários do setor privado para executar os serviços de inspeção. Esses profissionais devem estar vinculados a uma instituição credenciada pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e também serem habilitados para prestar o serviço.

Atualmente são mais de 450 profissionais, vinculados a nove empresas credenciadas, habilitados a prestar o serviço em todo o estado, com 35 médicos veterinários da Cidasc atuando na fiscalização da inspeção.
Ao longo do ano, as ações do serviço de inspeção viabilizaram a regularização e adequação das peixarias e entrepostos de pescados à legislação vigente no Mercado Público e em estabelecimentos que industrializam ostras. Houve mudanças na rotulagem, que passou a ser responsabilidade dos estabelecimentos a fim de agilizar a comercialização dos produtos.
Além disso, a Cidasc intensificou as análises microbiológicas e fisico-quimícas do leite para ter mais controle da qualidade.

Defesa Sanitária Vegetal

Na área vegetal, a Cidasc trabalha para prevenir e evitar a introdução e a disseminação de pragas, assegurando e preservando a qualidade e sanidade de vegetais, produtos e resíduos de valor econômico. Neste setor, a Companhia regularizou o comércio de mudas de pomáceas, além de preservar os status de área livre de Cydia pomonela e do Moko da bananeira e de território de não ocorrência da praga quarentenária Candidatus Liberibacter spp.
Em 2015, a Classificação de Produtos de Origem Vegetal da Cidasc efetivou o Selo de Conformidade CIDASC – SCC e prestou serviço para 518 estabelecimentos, emitindo mais de 52 mil certificados, que somam um total aproximado de 873 mil toneladas de produtos classificados em todo o Estado.
O trabalho da área de Fiscalização de Insumos Agrícolas da Cidasc é de fundamental importância, pois a segurança na qualidade das sementes, adubos e agrotóxicos é a garantia de ganhos de produtividade no setor primário, trazendo maior retorno financeiro para os agricultores, o que condiciona a agricultura de nosso estado e país a ser o destaque positivo no crescimento econômico e na balança comercial.
Em parceria com o Ministério Público Estadual a área de Fiscalização de Insumos Agrícolas da Cidasc, promoveu a implantação do Projeto ”Sanitarista Júnior”, que leva às crianças das escolas de todo o Estado informações sobre o serviço da Cidasc, além de auxiliar esses jovens a se tornarem agentes multiplicadores da Educação Sanitária Agropecuária, por meio de processos, atitudes de sensibilização, comprometimento e consciência sanitária.
Terminal Graneleiro de São Francisco do Sul
Para atender a forte demanda interna e de exportação, a Cidasc administra o corredor de exportação do Terminal Graneleiro de São Francisco do Sul, através dos seus terminais são escoadas as safras da região sul e do centro oeste. Hoje, boa parte dos grãos exportados pelo Brasil passam pelo terminal, que opera 24 horas por dia e atende as principais empresas brasileiras exportadoras de soja, farelo de soja e milho. O Terminal Graneleiro possui dois armazéns e a pesagem de caminhões e vagões é feita por balanças eletrônicas, os caminhões são descarregados através de tombadores e os vagões em moegas próprias.
No ano de 2015, foram exportados pelo Terminal e corredor de exportação, aproximadamente 7 milhões de toneladas de grãos, o que correspondeu a 11% das exportações brasileiras.

Informações adicionais:
Jaqueline Vanolli