Foto: Divulgação/Epagri

Foto: Divulgação/Epagri

No próximo dia 23 de outubro Chapecó sedia o I Encontro Brasileiro de Ovinocultura de Carne e Leite. O evento será realizado no Parque de Exposições Tancredo Neves, Pavilhão 3, e as inscrições devem ser feitas às 08h30, no dia do evento, antes da abertura.

A abertura oficial acontece a partir das 09horas e, na sequência, acontecem debates com a Frente Parlamentar Mista de Apoio e Ovinocultura com o presidente Deputado Federal Giovani Cherini e o vice-presidente, deputado Federal Valdir Colatto, além da participação do presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), Paulo Afonso Schwab, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos de Leite (ARCO), Anderson Elias Bianchi e o secretário de Estado da Agricultura e Pesca de Santa Catarina, Moacir Sopelsa.

O deputado Valdir Colatto, por meio de assessoria de imprensa, destacou que atualmente Santa Catarina possui um rebanho de mais de 300 mil ovinos, no qual necessita de políticas públicas para auxiliar o seu crescimento. Além disso, o abastecimento dos mercados urbanos de carne, leite e seus derivados constitui o foco principal da atividade concentrada na região Oeste e Serrana do Estado.

“Nosso objetivo é apresentar  as potencialidades da cadeia produtiva da ovinocultura, ouvir as experiências em produção e tecnologia. O público será formado por profissionais (produtores/criadores), especialistas na área do agronegócio que possam trazer informações que deem uma nova dinâmica a produção de ovinos. Além disso, acredito que a ovinocultura pode contribuir e render ainda mais em todo o país”, salientou Colatto.

A partir das 13h30 acontece a pausa para almoço, que será à base de carne de cordeiro. Às 14 horas retorna a programação com palestras, troca de experiências orientações sobre o assunto. O encerramento acontece às 17h30. No sábado, dia 24, serão realizadas visitas às propriedades e indústrias da região.

O evento é realizado pelo Sebrae, ARCO, ABCOL e conta com apoio da Faesc e Frete Ovino.

Fonte: Diário Folha Regional