Foto: Divulgação

Ocorreu na tarde de segunda-feira (15/6), na Prefeitura de Pomerode, a reunião para apresentação do Projeto de Educação Sanitária “Sanitarista Junior”. Estiveram reunidos com o Prefeito Rolf Nicocolodelli, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Maurício Wisnieswski; a representante da Secretaria de Educação, Cristina Tavares de Oliveira; da Epagri, Roberta Ramos; o coordenador de agricultura ADR Blumenau, Eng°Agr° Alexandre Mees; o coordenador de pecuária ADR Blumenau, Med. Vet. Ari Schlagenhaufer; e a responsável pela UVL de Pomerode, Med. Vet. Juliana boscardin Nauiack.

Os temas abordados no projeto Sanitarista Junior serão: Defesa Sanitária animal, Defesa Sanitária Vegetal (doenças dos animais e vegetais), Zoonoses, Inspeção de Produtos de Origem animal, O bem Estar Animal, As Abelhas, Produção Orgânica de Alimentos, O meio Ambiente e a Produção Agropecuária e Saúde Humana.

A escola que participará do Projeto será selecionada pela Secretaria de Educação, que encaminhará ficha de cadastro da escola à Cidasc para dar continuidade ao processo.

O projeto tem por objetivo proporcionar que alunos e professores, produtores rurais, comerciantes de produtos de origem vegetal e animal, responsáveis técnicos e a comunidade em geral se tornem agentes multiplicadores da Educação Sanitária Agropecuária, por meio de processos, atitudes de sensibilização, comprometimento e consciência sanitária.

E com isso, possibilitar um exercício pleno da cidadania e a melhoria na qualidade de vida. Além de, estabelecer parcerias com entidades e órgãos públicos com intuito de ampliar os trabalhos e projetos desenvolvidos na Educação Sanitária.

Além de facilitar a ação do docente, levando idéias que podem e devem ser ampliadas, tendo o aluno como participante na construção do saber e utilizando a interdisciplinaridade e a transversalidade como ferramentas na formação do Sanitarista Junior.

O município de Pomerode foi especialmente selecionado para receber o projeto piloto da Regional de Blumenau em função da estreita relação entre as entidades envolvidas. Considerando ainda a consciência das autoridades de que os jovens precisam ser o público alvo das políticas públicas.