sopelsaDurante a inauguração do Complexo de Desenvolvimento Rural de Joinville (Codej), realizado ontem, o secretário da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, teve a oportunidade de conversar com uma turma de alunos do curso de Gestão, Liderança e Empreendedorismo. Os alunos de 18 a 29 anos ouviram um pouco da trajetória do secretário,que também começou a trabalhar muito jovem na propriedade da família e conheceram melhor as perspectivas para a agricultura catarinense nos próximos anos.

Sopelsa destacou a importância de investir na formação dos futuros empreendedores e sucessores das propriedades rurais, o que contribui para manter o interesse dos jovens a permanecerem no meio rural, mostrando que o campo oferece oportunidades para se viver com qualidade de vida e dignidade. Ele enfatizou ainda o comprometimento do Governo do Estado em levar o acesso à internet e a telefonia móvel, e a preocupação  em fornecer energia elétrica de qualidade às propriedades rurais como prioridades.

Os alunos dos municípios de Araquari, Barra Velha, Garuja, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Joinville, Massaranduba, São Fransciso do Sul e Schroeder, puderam se apresentar e alguns até falaram mais sobre as suas propriedades. O processo de formação deste curso traz dez alternâncias, que abordam temas vinculados a cadeias produtivas expressivas na região como a agroindústria, bananicultura, piscicultura, produção de arroz e palmáceas. Estas alternâncias são módulos onde o jovem recebe informações técnicas sobre temas que podem ser aplicados nas propriedades. O grande objetivo é prepará-los para a gestão da propriedade e criar alternativas de renda, lazer e cultura.

Ao final do curso todos os alunos fazem um plano de negócios para a sua propriedade. Este projeto passa pela análise de uma banca de profissionais da Epagri e os aprovados podem ser apoiados pelo Programa SC Rural. Cada projeto pode ser individual ou coletivo e receber de R$ 10 mil a R$ 45 mil, sendo 80% a fundo perdido e 20% de contrapartida dos alunos. ?Esta é uma novidade que começa a valer a partir deste ano. Para dar independência ao jovem do campo, obrigatoriamente, o projeto tem que ser de autoria do aluno, com a sua própria visão de investimento e de futuro para o negócio da família ou da comunidade?, explica o secretário Sopelsa.

Kit de Informática – Quem participa do curso oferecido pelo SC Rural e tem idade entre 16 e 29 anos pode contar com um programa da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca que financia a aquisição de kits de informática. Os recursos são utilizados para a compra de notebooks, computadores de mesa e/ou impressoras, sendo que o Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR) paga 50% do valor para operações de até R$ 3 mil. Os jovens têm até três anos para efetuar os pagamentos, em parcelas anuais, e com desconto de 50% para pagamentos até a data de vencimento.

O encontro também contou com a presença do presidente da Epagri, Luiz Ademir Hessmann, o diretor técnico da Cidasc, Gécio Humberto Meller, a secretária regional de Joinville, Simone Schramm, o gerente regional da Epagri, Onévio Zabot, e o gerente Regional da Cidasc, Fernando Rothbarth.

Ana Ceron

Luiz Henrique Monticelli