Foto: ASCOM/CIDASC

O Programa de rádio Prefeitura Notícias, entrevistou no último sábado (27) o veterinário do escritório regional de Mafra da CIDASC Fernando Bilinski, que entre outros assuntos, teve como pauta a importância da GTA- Guia de Trânsito Animal na prevenção de patologias nos rebanhos, e sobre os trabalhos realizados pela CIDASC relacionados ao assunto.

O trânsito de animais tem sido, na maioria das vezes, o responsável pela introdução de grande parte das doenças que atacam os rebanhos catarinense. Todas as espécies de animais, sejam domésticos com finalidade econômica, ou animais de estimação, só devem ser transportadas acompanhadas de documentação sanitária. Esta autorização é concedida aos proprietários em Santa Catarina pela CIDASC, ou por um médico veterinário credenciado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, para fornecer a GTA – Guia de Trânsito Animal – que é o documento necessário.

A CIDASC orienta ao produtor a realizar a emissão da GTA, sempre antes de vender seus animais. O proprietário deve ainda, informar sempre quando nascem ou morrem animais, e confirmar todas as compras. É importante lembrar que o produtor deve solicitar o brinco para bezerro em até 30 dias após o nascimento, conforme determinado pela lei. Desta forma, quem for fiscalizado com bezerros sem brinco, terá de justificar ou será até mesmo multado. Então não se esqueça de pegar sempre o brinco do bezerro. O mesmo vale para o bovino que venha a morrer – tanto morte natural como aquele boizinho que a gente mata para gasto da família.

A novidade que objetiva facilitar os trabalhos do pecuarista é a GTA eletrônica, uma ferramenta que permite ao produtor tirar sua própria GTA on line, ou seja, poderá fazer em casa, no trabalho ou na casa de parentes ou amigos. Com essa ferramenta, o pecuarista pode até mesmo cadastrar compra de animais ou que retorno destes de algum evento. Qualquer produtor pode se habilitar para a GTA eletrônica. Basta realizar o cadastro no escritório da CIDASC mais próximo.

O produtor recebe em seu e-mail uma senha, que pode ser utilizada em qualquer computador com internet e impressora. Podem ser movimentados bovinos, ovelhas, cabritos e cavalos. Esta ferramenta, favorecerá em muito quem participa de rodeios, pois poderá emitir a GTA em casa momentos antes de sair com o equino. Basta cumprir e informar a documentação necessária.

A CIDASC em Papanduva está instalada junto à Secretaria da Agricultura, em caso de dúvidas o telefone é 3647-0477.

Fonte: Site Correio do Contestado