Foto: ASCOM/CIDASC

A Coopercentral Aurora Alimentos, em parceria com o Sebrae/SC, lança programa de estímulo ao desenvolvimento das pequenas e médias empresas ligadas ao agronegócio do sul do Brasil – o Encadeamento Produtivo. O programa será anunciado e contratualizado nesta segunda-feira, dia 16, às 15h30, no auditório da sede da Aurora , em Chapecó.

O programa beneficiará 2.500 empresas rurais e mais de 400 micro e pequenas empresas urbanas fornecedoras de insumos a esses produtores de aves e suínos. Investimentos de aproximadamente R$ 8 milhões, no período de três anos, serão custeados pelo Sebrae, Aurora e parceiros. As ações do Encadeamento Produtivo aperfeiçoarão as cadeias produtivas de suínos, aves e leite.

O coordenador regional do Sebrae Ênio Parmeggiani expõe que o objetivo do programa é diminuir a assimetria de produtividade entre pequenas e grandes empresas em uma mesma cadeia de produção. A competitividade empresarial não se reduz à atuação da empresa individualmente porque é o resultado da eficiência da cadeia de valor ou aglomerado local no qual se estrutura um determinado segmento produtivo. Dessa forma, as empresas que fazem parte de uma cadeia de valor precisam ser competitivas.

Foto: Fernando W. Rothbarth/CIDASC

No caso do projeto de Chapecó, o Encadeamento Produtivo criará oportunidades para grandes e pequenas empresas da indústria, do comércio e dos serviços ligadas ao agronegócio. Nos últimos 45 anos, a Aurora lidera uma ampla cadeia produtiva: além das 12 cooperativas filiadas e de seus 60 mil agricultores associados – todos considerados pequenas empresas, pelo Sebrae -, a Aurora tem milhares de outros agentes que participam da cadeia como, por exemplo, na prestação de transporte e coleta de matéria-prima (frangos, leite e suínos).

Fonte: Portal Economia SC