Stand da CIDASC montado dentro da Feira AVESUI no Centro Sul de Florianópolis.
Foto: ASCOM/CIDASC

Entre os dias 13 e 15 de maio acontece a AveSui América Latina 2014 e o XIII Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos no Centro de Convenções de Florianópolis (SC). A AveSui América Latina reúne em um só local as principais empresas líderes do agronegócio e os principais produtores e profissionais ligados a avicultura e a suinocultura de toda América Latina.

São três dias de contato direto entre empresas expositoras, visitantes e congressistas, em um ambiente criado para quem quer conhecer todas as novidades e tendências mundiais em produção intensiva de proteína animal, ter contato com novas tecnologias, novos produtos, soluções práticas aplicadas ao dia a dia seja em manejo, saúde animal, ambiência, nutrição, máquinas e equipamentos, energia renovável, reciclagem animal e vegetal e muito mais.

O evento engloba feira de negócios, painel de economia e mercado, seminários técnicos de nutrição e ambiência em aves e suínos, workshop de controladores e sensores para galpões, trabalhos científicos, granja modelo de aves e suínos, pavilhões internacionais, III Painel de Biomassa & Bioenergia, III Painel de Reciclagem Animal e prêmio Jovem Cientista e Profissional.

Imagem Ilustrativa

A AveSui 2014 traz um projeto inovador da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), a Unidade Móvel de Fiscalização. Trata-se de um veículo adaptado que pode ser utilizado em diversas atividades, como fiscalização móvel de trânsito, de eventos agropecuários ou atividades de educação sanitária em locais com deficiências de infraestrutura, além de funcionar como escritório móvel e ser barreira sanitária na ocorrência de alguma doença.

O principal objetivo da utilização de veículos adaptados é aproximar a CIDASC dos usuários de seus serviços. São seis vans em Santa Catarina que, além de todo aparato técnico para as funções agropecuárias, possuem equipamentos multimídia para utilização em eventos de educação sanitária e divulgação das ações realizadas pela Companhia.

Durante a AveSui 2014, a Unidade Móvel de Fiscalização se fará presente para esta divulgação, mas também para debater a integração das ações da Defesa Sanitária Agropecuária com entidades representativas do setor produtivo, de ensino e pesquisa,articulados, cada um em seu nível de competência,para criar uma rede capaz de garantir a inocuidade e competitividade dos produtos ofertados ao mercado brasileiro e mundial. “A Defesa Agropecuária desempenha relevante papel na ampliação do comércio exterior brasileiro e pode e deve ser tratada como uma questão de segurança nacional pela importância em relação a economia do Brasil”, afirma Enori Barbieri, presidente da CIDASC.

A entidade também vai levar ao evento um debate sobre mudanças na formação dos profissionais da medicina veterinária. O Gerente Estadual de Defesa Sanitária Animal, Marcos Vinícius de Oliveira Neves, pondera que “rediscutir o papel do médico veterinário na defesa agropecuária é fundamental para orientar este profissional a proceder de acordo com as normas e procedimentos mais modernos de atuação, pautados sempre na legislação sanitária e nas normas internacionais”.

Segundo ele, a criação de animais dentro dos princípios de bem estar, das melhores práticas sanitárias, da proteção do meio ambiente, além da produção de alimentos de origem animal inócuos, são áreas de atuação dos médicos veterinários que precisam ter mais atenção por parte das universidades brasileiras.

Fonte: Safras

Informações adicionais: AveSui 2014