Líder europeia na produção de veículos com alta tecnologia para o transporte de cargas vivas, a Pezzaioli já iniciou sua produção no Brasil. O grupo já esta elaborando projeto de expansão com investimento de mais de €15 milhões.

Foto: Divulgação Carrozzeria Pezzaioli

O Grupo Italiano Carrozzeria Pezzaioli S.r.l. realiza sábado, dia 10 de maio, a inauguração de sua fábrica no Brasil. A empresa adquiriu uma área próxima a Rodovia BR 282, em Faxinal dos Guedes, para construir a sua filial, que já iniciou sua produção e possui atualmente 22 funcionários. A Pezzaioli é líder europeia na produção de veículos com alta tecnologia para o transporte de cargas vivas que atendem aos mais rigorosos critérios para o bem-estar animal. No projeto em Faxinal dos Guedes a Pezzaioli do Brasil Ltda. vai investir mais de € 15 milhões de euros no parque fabril. Já conta com mais de 4 mil metros quadrados de área construída e esta elaborando plano de expansão prevendo a ampliação de mais 6 mil metros de área construída e triplicar o número de empregos, representando um investimento significativo no desenvolvimento econômico da região, atendendo às demandas das agroindústrias brasileiras e incrementando a receita e renda do município de Faxinal dos Guedes.

Entre os diferencias dos produtos da Pezzaioli está a utilização do alumínio como matéria prima para as carrocerias com exclusiva liga super leve que proporcionam melhor qualidade no transporte das cargas vivias, menor peso do material da carroceria e com isso podendo aumentar a quantidade de animais transportados, uma vez que a carroceria pode ter até cinco andares, dependendo da idade e do peso, sempre atendendo ao bem-estar animal. “Os pisos podem ser elevados por um sistema hidráulico ou fixo, com sistema rebatível para facilitar a carga-descarga dos animais e com elevador de carga instalado na parte de traz, como opcional. A utilização do alumínio elimina a ação da ferrugem e proporciona resistência e leveza ao produto, além da durabilidade, garantindo economia de combustível e maior volume de carga, além da redução dos casos de mortalidade, de estresse físico do animal e de menor lesão diminuindo o descarte de carcaças”, detalha o engenheiro Vinícius Zago Cantú, responsável pela adaptação dos projetos italianos às necessidades brasileiras.

Na fábrica de Faxinal dos Guedes, serão produzidos semi reboques com um, dois ou três eixose carroceria para caminhão, visando atender, inicialmente, as principais empresas exportadoras de carne suína. Conforme o presidente do Grupo, Eugênio Pezzaioli, Santa Catarina é o estado com maior concentração de granjas de suínos e de agroindústrias e está próximo da Argentina, mercado que está sendo observado pelo Grupo, além da China, no Oriente Médio, Norte da África e América do Norte que já possuem investimentos da Pezzaioli. “Nosso objetivo é o de conquistar pelo menos 50% do mercado nos próximos três anos com a produção destinada, principalmente, para mercado Brasileiro e uma parcela para o Mercosul”, destaca Eugenio Pezzaioli.

Histórico de sucesso na Europa

A trajetória da Carrozzerias Pezzaioli iniciou nos anos 70 com as primeiras carrocerias de transporte de animais vivos em ferro e madeira. Hoje a empresa comercializa carrocerias em toda a Europae a produção segue rigidamente a orientação de veterinários especializados no transporte de cargas vivas, organismos reguladores, organizações de defesa do bem estar animal e ambientais, bem como, os órgãos de proteção dos animais e de segurança rodoviária.

O projeto de expansão da Pezzaioli iniciou no ano de 2000 com estudo de viabilidade e o projeto da fábrica de carrocerias Pezzaioli do Brasil. O ano de 2012 marcou o início da construção da fábrica que produzirá carrocerias em alumínio, utilizando liga especial, desenvolvidas para o transporte de suínos. Até o final de 2015, a fábrica em Faxinal dos Guedes deve produzir os modelos que são utilizados na Europa.

Bem-estar animal

Os investimentos da empresa italiana no Brasil visam antecipar exigências dos mercados consumidores sobre a qualidade da carne e processos de produção mais humanizados.Hoje o Brasil tem acordos com a Comissão Européia para a introdução de regras de bem-estar e transporte de animais vivos, similares as utilizadas na Europa. As primeiras mudanças começaram a ser implantadas e os estudos realizados no Brasil mostraram que suínos transportados em carroceria simples apresentam maior prevalência de lesões na carcaça, ante os transportados em carroceria de alumínio, o que influencia positivamente nos valores de pH e cor da carne.

“Nós da Pezzaioli do Brasil acreditamos que o bem-estar animal é fundamental para a qualidade do produto final e para os negócios. Sabemos que melhor transporte garante melhor qualidade da carne e menor mortalidade e isso pode ser traduzido em mais ganhos para a cadeia produtiva”, destaca Pezzaioli.

Fonte: Portal Faxinal