Imagem Ilustrativa

Começa nesta terça-feira às 19 horas em Chapecó, o Fórum Nacional do Trigo 2014. A EMBRAPA TRIGO Passo Fundo – RS e a COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL ALFA, organizadoras do evento estão informando aos interessados que ainda podem efetivar inscrições até às 12 horas desta terça-feira pelo site www.cooperalfa.com.br

O evento vai até às 16h30 do dia 7, quarta-feira, no Centro de Eventos da Associação Atlética e Recreativa Alfa – AARA, em Linha Monte Alegre, Chapecó – SC, extensão Sul da Avenida Nereu Ramos. Aos que optarem pela inscrição no próprio local é preponderante chegar com duas horas de antecedência para registro e retirada do passaporte.  A programação prevê para esta terça-feira às 19 horas, a palestra magna “Cadeias Produtivas no Agronegócio, Estrutura do Mercado e Competitividade”, com Ivan Vedekin, diretor geral da Bolsa Brasileira de Mercadorias e Sócio-diretor da Wuala Consultoria em Agronegócios. 

Amanhã dia 7, às 8h30, ocorrerá a abertura oficial do Fórum do Trigo com a presença de autoridades e lideranças do agronegócio e às 9 horas apresentação do tema “Influência do Manejo do Nitrogênio e do Ambiente na Qualidade da Farinha”, com João Leonardo Pires, da Embrapa Trigo. Essa apresentação vai revelar prováveis alterações na qualidade da farinha por conta do tipo, quantidade e época de aplicação de Nitrogênio no desenvolvimento da cultura do trigo.

João Pires atualmente é pesquisador da Embrapa Trigo na área de Sistemas de Produção com foco de atuação em manejo das culturas do trigo e da soja, ajuste fitotécnico de cultivares de trigo, sistemas de sucessão trigo-soja e agricultura de precisão.  Às 10h30 desta quarta-feira, a atenção inclina para o“Trigo na Visão da Nestlé com base no Mercado Consumidor”. O expositor será Olivier Marchand, da própria multinacional, que desenhará quais são os desafios da Nestlé perante o consumidor e os reais anseios que fervilham desde a indústria até o miolo do setor produtivo em se tratando de qualidade de trigos. 

Já às 13h30 é a vez de o público conhecer o “Processo de Segregação do Trigo – Case Cooperalfa”, com Claudiney Turmina, engenheiro agrônomo que atua na própria cooperativa. “Vamos revelar o antes e o depois do projeto ´caseiro´ de segregação do trigo, bem como os gargalos e as metas estratégicas futuras”, adiantou Turmina. 

E às 14h15 ganhará espaço o assunto “Impactos de Contaminantes Químicos e Biológicos em Alimentos e a Repercussão na Cadeia Produtiva do Trigo”. Conforme informou o coordenador geral do Fórum, primeiro vice-presidente da Cooperalfa, agrônomo, Cládis Jorge Furlanetto, o painel envolverá Ayrton Ussami – Secretário da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Culturas de Inverno, além de André Rosa da Biotrigo.

Atuará na mediação, Casiane Tibola da Embrapa Trigo. “Com esse debate queremos harmonizar e estreitar aspectos que regem a segurança alimentar, considerando os desafios no seio das sociedades produtiva e de consumo”, disse Furlanetto.  A previsão é que 15h30, desta quarta-feira dia 07, seja lido documento que expressa as principais demandas do Fórum, que será apresentado depois a entidades e autoridades brasileiras. Café de encerramento será servido na sequência.

Fonte: Cooperalfa