Profissionais contratados adquiriram conhecimento em curso ministrado nessa segunda-feira. As atividades iniciam hoje na barreira de Macieira.

Foto: ADR de Caçador

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) de Caçador realizou nessa segunda-feira, um curso preparatório com o objetivo de orientar os barreiristas contratados para realizar trabalhos de fiscalização na barreira de Macieira. Os profissionais que atuarão no local foram aprovados no em concurso realizado em 2011 e devem assumir suas funções a partir de hoje (11).
De acordo com o gerente da regional, Álvaro Dourado, os contratados receberam orientação sobre o procedimento de fiscalização. Foram abordados assuntos como legislação, modo de abordagem, cobrança de documentos e utilização do EPI, cita.
Os barreiristas irão atuar na fiscalização nas estradas que dão acesso a Macieira, Matos Costa e General Carneiro, no Paraná. Primeiramente o barreirista que já atuava no local irá acompanhar o trabalho deles, para maiores orientações iniciais, conta.
O gerente explica que a contratação dos barreiristas vai facilitar o trabalho que é realizado pela CIDASC. A cada turno de trabalho, dois profissionais realizarão a fiscalização, onde um permanecerá na barreira e o outro irá cobrir as estradas de acesso secundário, salienta.
Ele destaca que dessa forma, o serviço prestado terá maior abrangência. Essas estradas não possuem sistema de fiscalização adequada e queremos dar maior cobertura de atuação, evitando a entrada de gado irregular através desses caminhos clandestinos. A expectativa é de aumento na abordagem visto que agora teremos dois profissionais atuando a cada turno, frisa.
Álvaro destaca que dos dez concursados chamados, oito se apresentaram. Mais dois serão chamados nos próximos dias para completar a equipe.
Ele explica ainda que essas contratações são de extrema importância para o andamento dos trabalhos. Além da vasta fiscalização, conversaremos com os moradores para obter informações sobre a possível entrada de animais sem procedência, afirma.
Álvaro comenta ainda que aguarda, ainda para esse ano, a realização de um novo concurso, dessa vez para suprir a demanda de trabalho na barreira de Calmon. Deverão ser abertas nove vagas, para realização de trabalho semelhante ao que será feito em Macieira. Com isso a fiscalização na região terá maior abrangência, evitando riscos para o rebanho catarinense, completa.
Fonte: Folha da Cidade