Na tarde desta quarta-feira, 20, durante reunião dos Comitês Temáticos de Agricultura e Meio Ambiente na SDR de Jaraguá do Sul, o engenheiro ambiental da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Bruno Henrique Beilfuss, repassou informações sobre o Cadastro Ambiental Rural – CAR e destacou a futura obrigatoriedade do cadastro conforme a nova lei ambiental de 2012. “O Estado ainda está se adequando a lei por isso estamos visitando todas as regiões para repassar as informações”, falou Beilfuss.

Foto: Divulgação Governo de Santa Catarina

O engenheiro florestal, junto com a analista técnica da secretaria estadual, Lívia Ceretta, está realizando reuniões em todas as SDRs do Estado para destacar a importância de mobilizar o setor e articular parcerias. “Precisamos que a informação chegue até o pequeno produtor, mas também precisamos oferecer uma estrutura adequada para que ele faça o seu cadastro”, destacou.

Beilfuss explicou que este é apenas o primeiro passo, depois acontecerão novas reuniões para repassar as informações aos produtores.

Ainda durante a reunião dos comitês foram apresentados os projetos enviados e protocolados na SDR.

Sobre o CAR

O Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente – APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

Criado pela Lei nº 12.651, de 2012, no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente – SINIMA, o CAR se constitui em base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Os órgãos ambientais em cada Estado e no Distrito Federal disponibilizarão programa de cadastramento na rede mundial de computadores (internet), destinado à inscrição no CAR, bem como à consulta e acompanhamento da situação de regularização ambiental dos imóveis rurais.

Acesse: http://www.car.gov.br/

Fonte: Francisco de Souza – Gerente de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Agricultura