Foto: Eleanora Schmitt Machado

A CIDASC realizou para os responsáveis pela sanidade de equídeos das suas 20 regionais, treinamento de Defesa para Prevenção de Mormo em Florianópolis entre os dias 24 e 26 de setembro de 2013.

O treinamento foi organizado pela responsável estadual do programa de equídeos e contou com a participação de profissionais de outros Estados: Pedro Paulo Miranda da Silveira e Marcelo Brasil Machado da SFA e da ADAGRO de Pernambuco respectivamente, Vânia Lucia de Assis Santana do LANAGRO Pernambuco, Argeu José Bruni Maciel de Lima e Davi Correia de Freitas da SFA e da ADAB da Bahia respectivamente, e Sabrina martins Latorre da CDA de São Paulo. Estes médicos veterinários apresentaram palestras com as suas experiências sobre a epidemiologia do Mormo, métodos diagnósticos e métodos de atendimento à foco.
Este evento é de suma importância para que Santa Catarina possa construir um processo de vigilância eficiente para a prevenção da ocorrência da doença no Estado e rápida detecção e enfrentamento no caso de foco.
O Mormo é uma doença bacteriana de equídeos que apresenta sintomas respiratórios, cutâneos e linfáticos. Não tem cura e os animais atingidos tem que ser sacrificados de acordo com a Instrução Normativa Federal nº 24 de 05 de abril de 2004.
Além disso é uma importante zoonose, ou seja, pode ser transmitida aos humanos e provocar pneumonia grave que pode levar à morte.
Fonte: Eleanora Schmitt Machado