Avícola Fragnani, de Cocal do Sul, é a primeira empresa no Sul do Estado a receber a certificação destinada a produtos de origem animal.

Foto: Jamil Correia da Silva Junior

A partir de agora, a Avícola Fragnani, de Cocal do Sul, poderá vender seus produtos para todo o país. A empresa é uma das seis em Santa Catarina — e a primeira da região Sul do Estado — a conquistar o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Suasa), que garante qualidade para comercialização em todo o Brasil.

Com 30 anos de mercado, o foco da empresa é a galinha matriz — abatida ao fim da idade fértil. Segundo o presidente da avícola, Zenor Calegari Fragnani, a certificação permitiu o aumento de 20% na produção da empresa, onde são abatidos diariamente cerca de 7 mil frangos.

Conforme Fragnani, a previsão é que esse número cresça, chegando a pelo menos 12 mil abates diários até o fim do ano, além da comercialização para todo o Sul do país. Para a avícola, o selo possibilitou ainda a compra de matéria-prima de outros Estados.

— Estávamos engessados por poder comprar galinha apenas de dentro do Estado, onde encontrávamos dificuldade de preço e disponibilidade — pontua Fragnani.

O rigor dos padrões federais para a liberação do Sisbi-Suasa em Santa Catarina tem a fiscalização da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), órgão vinculado ao Governo do Estado.

Até o fim do mês são esperadas mais 11 empresas

Para obter o selo, todos os processos passam por inspeção de funcionários públicos, que conferem tudo, desde o recebimento da matéria-prima até a entrega do produto embalado.

— Através de um plano de ação junto às empresas, padronizamos os processos visando à segurança alimentar. É fundamental possuir os programas BPF (Boas Práticas de Fabricação) e PPHO (Procedimentos Padrões de Higiene Operacional) — explica Roberto Radamés Netto, coordenador de inspeção da Cidasc na região Sul de SC.

A expectativa, segundo o Cidasc, é de que até o fim de setembro mais 11 empresas passem pela primeira das três auditorias obrigatórias para obtenção do selo. O objetivo da certificação é padronizar os procedimentos de inspeção, oferecer mais segurança ao consumidor e mais oportunidades de expansão para as empresas.

Além da avícola, as empresas que possuem o selo no Estado são Laticínios Gran Paladare (Chapecó), Guatapará (Guatambu), Distriboi (Camboriú), Marca Olho (Pomerode) e Cooperativa Vilmon (Ipuaçu) .

Como funciona a certificação:

— Estabelecido em 2010 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Suasa) é uma reivindicação da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina.
— A empresa que conquista a certificação passa a ter habilitação para comercializar os produtos em todo o Brasil.
— Antes da habilitação, as interessadas devem passar por auditorias que fiscalizam a higiene sanitária e tecnológica. As condições da empresa devem estar de acordo com as normas do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
— A fiscalização é feita pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

Fonte: Diário Catarinense