Foto: Hélio Medeiros Leandro

Em 04 de setembro, na sede da Administração Regional da CIDASC em Tubarão (ADR), estiveram reunidos os médicos veterinários da CIDASC e do ICASA para tratarem de assuntos atinentes à Defesa Sanitária Animal (DSA), principalmente em relação aos aspectos relativos ao: Projeto Piloto para Erradicação da Brucelose/Projeto SC Rural, Programa de Sanidade Avícola e sobre o Plano de Trabalho (PM3).

O evento contou com a participação do Gerente Estadual de Defesa Sanitária Animal (GEDSA), Marcos Vinícius de Oliveira Neves, que definiu sobre a continuação do Projeto Piloto, embora, tenha havido atrasos pela falta de insumos.

Que o Programa de Sanidade Avícola tem atendido às demandas de Vigilância na Região e no Estado e que cabe às ADRs de Tubarão e Criciúma dar sequência aos trabalhos até então desenvolvidos e que sejam priorizadas as ações de  “inteligência” em vigilância.

Os temas abordados na reunião foram acordados com a ADR de Criciúma, a qual foi representada pelo Gerente Regional, Wilmar Warmeling, pela responsável pela Área de Pecuária, Margarida S. A. Yokemura e pelo responsável pelo Laboratório de Diagnósticos, Alfredo D. F. Reis Júnior.

O Plano de Trabalho (PM3) foi debatido com o grupo, pelos administradores: Conrado Medeiros dos Santos, Maria Eduarda da Conceição e Juliana Cruz da área de pró-gestão, em relação a sua importância como ferramenta de gestão, contudo, que o mesmo necessita de adequações, e que seja de forma participativa, respeitando as peculiaridades de cada região e de cada UVL.

Para o Gerente de Tubarão, Claudemir Souza dos Santos, e para o responsável pela Área de Pecuária, Iraê Antônio Pizzolatti, a reunião em conjunto com a ADR de Criciúma reforça a integração entre as Regionais e, a participação da equipe de pró-gestão e do gerente da GEDSA aproxima o “interior” ao escritório Central, pois as ações da empresa são executadas pelos técnicos a campo.

Fonte: Hélio Medeiros Leandro