Foto: CIDASC

Com o intuito de conhecer a realidade do agronegócio brasileiro, diplomatas estrangeiros lotados no Brasil participam do V Programa de Imersão no Agronegócio Brasileiro. O programa está acontecendo durante esta semana, de 26 a 30 de agosto, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Oito países – Filipinas, Indonésia, Tailândia, Índia, Canadá, Moçambique, México e Nova Zelândia – participam do evento.

“O programa de imersão objetiva que os diplomatas estrangeiros se familiarizem com o agronegócio brasileiro e observem o rigor e a importância dos controles sanitários do Brasil. Ao longo desta semana, eles visitarão regiões produtoras e terão contato direto com agroindústrias, exportadores e produtores”, explicou o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, Marcelo Junqueira.

Ontem (28), o grupo conheceu uma unidade de processamento de carne de frango, em Chapecó (SC). No local, os diplomatas acompanharam o trabalho desenvolvido pelos fiscais agropecuários do Ministério da Agricultura. O encontro resultou em troca de informações entre os estrangeiros e os fiscais. “Foi impressionante o nível de organização e de tecnologia da indústria de frango brasileira”, disse o segundo secretário da Nova Zelândia, Andrew Gillespie.

Durante a programação, na terça-feira (27), os diplomatas visitaram uma usina de cana-de-açúcar, na cidade de Cosmópolis (SP). Na ocasião conheceram o processo agroindustrial da cana, desde a colheita até a produção de etanol e açúcar, bem como a energia elétrica produzida a partir do bagaço da cana. Para a embaixadora das Filipinas no Brasil, Eva Betita, que elogiou a eficiência do processo, a visita foi muito informativa. “Esperamos estender a cooperação entre os dois países”, complementou.

Já no Rio Grande do Sul, os diplomatas conhecerão duas vinícolas, em Bento Gonçalves, hoje (29). O encerramento da atividade ocorrerá no dia 30 durante a 36ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agrícolas (Expointer), em Esteio. No evento, eles visitarão o pavilhão de gado de corte, o leiteiro e o de equinos, além do setor destinado a Máquinas e Implementos Agrícolas.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento