Imagem Ilustrativa

A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca recebeu representantes da empresa Biomax Tecnologia, de Cingapura, para apresentação de tecnologia para tratar resíduos orgânicos com uso de enzima e processo patenteados que permitem transformar resíduos e dejetos em adubo orgânico em 24 horas.

De acordo com o secretário-adjunto de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, a tecnologia interessa para a suinocultura e avicultura de Santa Catarina por terem volumes de dejetos e outros resíduos que, se não tratados adequadamente, podem poluir o meio ambiente e oferecem riscos para a sanidade. A empresa Biomax apresentou um mecanismo capaz de transformar esses resíduos em adubo que pode ser usado na agricultura, pastagens, hortas e reflorestamentos. “A tecnologia será apresentada às agroindústrias, que discutirão a possibilidade de instalar um projeto piloto para avaliar sua viabilidade econômica”, explica Spies.

Participaram da reunião, representantes da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri); da Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais; do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do Estado de Santa Catarina (Sindicarne); do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc); da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Empraba); da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina (Fecoagro) e Empresa Internacional do Governo de Cingapura.

Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca