A partir desta data todos os produtores de leite associados aos estabelecimentos que encaminham amostras de leite para o Laboratório Estadual da Qualidade do Leite parceria UnC/ CIDASC localizado no campus da UnC em Concórdia – SC, terão acesso a seus resultados via web, utilizando um programa de computador desenvolvido pela empresa NetSoft, que permite a integração em tempo real das analises, desde a chegada ao laboratório até a disponibilização dos laudos, tanto pela internet como impressos e assinados. Os dados acessados pelos  produtores/ agroindústrias serão acompanhados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no qual também contarão com acesso ao sistema.

“Este é um grande passo do laboratório, tendo como o objetivo contribuir com a qualidade do leite da nossa região ao agregar transparência e dinamismo no repasse das informações, trazendo maior segurança e confiabilidade ao relacionamento entre a agroindústria e seus produtores” comenta a Médica Veterinária, Responsável Técnica, Franciele Rampazzo Vancin.

Além de possibilitar o acesso aos produtores, o sistema também permite que a agroindústria tenha disponível, em tempo real, seu banco de dados com todos os resultados oriundos de sua demanda, onde é possível o acesso de seus laudos, arquivos para importação de resultados, bem como dados estatísticos (médias, gráficos e relatórios). Esse sistema irá facilitar muito o trabalho das agroindústrias, aumentando a eficiência e confiabilidade dos dados de nossos clientes.

“Entendemos que com isso estamos contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade do leite do estado de Santa Catarina, sendo este o nosso papel enquanto laboratório Credenciado pelo MAPA e Integrante da Rede Brasileira de Qualidade do Leite – RBQL” comenta a Gerente de Qualidade Izabel Romancini Antunes.

O Laboratório Estadual da Qualidade do Leite é o único laboratório do estado de Santa Catarina, atende à demanda não só do estado, mas também do Rio Grande do Sul e Paraná; e por haver um incremento significativo da demanda no último semestre surgiu a necessidade de desenvolver este sistema para melhor atender os nossos parceiros, haja visto o compromisso do laboratório, de trabalhar continuamente na realização de análises precisas do leite produzido e que será consumido pela comunidade. “O laboratório cumpre, desta forma, seu papel social, sendo o elo da cadeia produtiva do leite que une os produtores, agroindústrias, órgãos fiscalizadores e consumidores em geral” finaliza a coordenadora Patrícia Caires.

 

 

 

 

 

(Clique na imagem para ampliá-la)

Fonte: Patrícia R. Diniz Caires