Foto: SDR de Quilombo

Visando agregar valor aos produtos e renda aos agricultores pertencentes à Secretaria de Desenvolvimento Regional de Quilombo, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) promoveu nessa quinta-feira, 4, das 9h às 16h, no auditório da Escola Jurema Savi Milanez, em Quilombo, uma capacitação sobre classificação de produtos vegetais.

De acordo com o gerente regional da Cidasc de São Lourenço do Oeste, Günther Halmann, essa capacitação só acontece graças aos esforços de algumas pessoas que pensam no fortalecimento do homem do campo. “Os agricultores do Estado podem ser capacitados graças ao esforço do governador João Raimundo Colombo do secretário de Agricultura João Rodrigues em parceria com o secretário regional Jaksom Castelli e o gerente de Agricultura da SDR Marcelo Moterle. Essas pessoas pensam no bem da comunidade e como fazer com que os agricultores possam permanecer no campo” comenta.

A capacitação tem o intuito de mostrar ao agricultor que ele pode ganhar mais se adequando as normas e agregando valor aos produtos. “Um exemplo bem simples. O agricultor que produz milho pipoca. Ao invés dele vender esse alimento a granel, ou então em garrafas pet, ele aprende a forma correta da comercialização, em menores quantidades, agregando valor” explica Halmann. O gerente de Agricultura da SDR, Marcelo Moterle destaca que o Estado está com muitos programas abertos para auxiliar os agricultores.

“O Governador Raimundo Colombo é uma pessoa preocupada com a permanência do agricultor no campo e assim desenvolve programas para que se possam auxiliá-los. O agricultor, principalmente os que produzem frutas, hortaliças, grãos entre outras puderam sanar muitas duvidas” comenta Moterle.

O palestrante Benedito Kalh, da Cidasc de Florianópolis, explicou como devem ser adequadas as embalagens, rótulos, como deve acontecer à armazenagem o transporte e a venda. Medidas simples que podem fazer com que o produtor possa ganhar mais que o dobro do valor do produto na hora da venda. “Muitas pessoas reutilizam as caixas de madeira para o transporte. Essas caixas estão contaminadas por bactérias. O ideal é transportar em caixas novas, ou então em caixas plásticas laváveis a cada transporte” exemplificou o palestrante.

Ele lembrou que a tendência de mercado são as pessoas pagarem por qualidade e não por quantidade, pois na maioria das vezes preferem os alimentos mais frescos e bem embalados. “Nas grandes cidades, muitas pessoas moram sozinhas e não compram grandes estoques. Compram em bandejas para o consumo de uma ou duas refeições, por isso é preciso também investir na apresentação do produto ao olho do consumidor” menciona Kalh. Também participaram o prefeito de Quilombo Neuri Brunetto e o secretário de agricultura Leonir Dalsasso. Participaram do curso em torno de 40 agricultores da regional de Quilombo.

Fonte: SDR de Quilombo