A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca vai participar nos dias 7, 8 e 9 de novembro do maior evento de pesca e aquicultura do Brasil, promovido pelo Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi), que este ano será em Salvador (BA). A 3ª edição da Aquapescabrasil – Feira Internacional da Pesca e Aquicultura, tem como objetivo reunir e fomentar a integração dos diversos segmentos profissionais relacionados à indústria da pesca e aquicultura, bem como firmar parcerias entre indústrias do exterior com o Brasil.

Composta por dois setores para exposição de produtos e serviços da cadeia produtiva da pesca e aquicultura, a feira irá contar também com espaço para palestras, debates nacionais e internacionais e workshops gastronômicos focados no incentivo ao consumo de pescados. A feira terá capacidade para receber mais de dez mil pessoas ligadas aos setores da pesca e da aqüicultura, sendo que as palestras estão estruturadas para receber dois mil participantes.

De acordo com o gerente de Pesca e Aquicultura da Secretaria da Agricultura, José Sebastião Marcatti, a Aquapescabrasil é realizada anualmente em Itajaí, mas atendendo convite do Governo da Bahia decidiu promover essa edição em Salvador. A Secretaria da Agricultura e da Pesca terá um estande com 60 metros quadrados, onde serão oferecidos para degustação ostras e outros produtos típicos da aquicultura catarinense. Técnicos da Epagri, com recursos de convênios, estarão no local para dar informações sobre o Estado e sua produção. O secretário da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, foi um dos principais estimulados na divulgação da pesca e da aquicultura catarinense.

Santa Catarina é o primeiro produtor nacional em pescado, na pesca industrial e na artesanal, com aproximadamente 160 mil toneladas ao ano. Na maricultura, atualmente 696 famílias atuam em 16 municípios catarinenses, com uma produção anual de 18 mil toneladas, o que representa 90% da produção nacional, gerando três mil empregos diretos no Estado. Na piscicultura nacional (água doce), Santa Catarina é o 4° produtor nacional, com 23 mil produtores e uma produção de 28 mil toneladas ao ano. “Santa Catarina só tem a ganhar com o evento. Somos parceiros e temos o maior interesse em participar e divulgar esta iniciativa”, destacou.

O Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) é o maior sindicato patronal da pesca no Brasil e conta atualmente com 300 associados, entre armadores de diversas categorias de pesca, que juntos constituem uma frota de 700 embarcações, e algumas das maiores indústrias de beneficiamento de pescado do Brasil.

Já confirmaram participação na Aquapescabrasil delegações internacionais de Angola, Argentina, China, Chile, Congo, Estados Unidos, Finlândia, Inglaterra, Paraguai, Peru, Rússia, Sudão, Uganda e Uruguai.

 

—————————————————–
Ney Bueno
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
imprensa@agricultura.sc.gov.br