
Os cuidados com a sanidade animal ganharam um importante aliado no município de Tubarão, com a criação do Programa Municipal de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PMCEBT). A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) orientou a elaboração do projeto de Lei Ordinária (n.º 003, de 6 de fevereiro de 2026) em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura, que foi aprovado pela Câmara Municipal nesta quinta-feira, 19 de fevereiro.
O novo programa subsidiará a realização de exames de brucelose e tuberculose em propriedades com foco nestas zoonoses. Deste modo, a proteção aos rebanhos será reforçada e a atividade rural valorizada. A promoção da saúde pública é outro benefício, pois a brucelose e a tuberculose podem ser transmitidas ao ser humano pelo contato direto com secreções ou pelo consumo do leite cru/não pasteurizado de animais contaminados.
O gestor regional do Departamento Regional de Tubarão, Henrique da Silva Correa, considera a aprovação do projeto de lei uma vitória para o município, para o setor agropecuário e para todos que trabalham em prol da saúde única (conceito que considera que a saúde humana, a saúde animal e o meio ambiente estão interligados).
“A produção pecuária em Tubarão ocorre em áreas extensas, muitas vezes alagadiças. São mais de 1.100 produtores de bovinos, que vinham arcando com estes custos da testagem dos rebanhos e, portanto, o município beneficiará muitas famílias. O programa tem um caráter econômico, sanitário e social e prevê de imediato o auxílio para a realização dos exames. Porém, traz ainda perspectivas futuras de atuação em novas frentes para erradicação destas zoonoses, com apoio para outras medidas preventivas”, afirma o gestor da Cidasc.

No último ano, foram realizados 3.560 testes para tuberculose e 2.678 testes de brucelose em bovinos, grande parte acompanhados por profissionais da Cidasc, para saneamento de focos destas zoonoses em Tubarão. A maior parte das propriedades rurais se dedica à pecuária de corte no município. Apenas oito delas são voltadas à bovinocultura de leite.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500