Laboratórios Oficiais da CIDASC – saiba mais sobre este serviço prestado em apoio as atividades da Defesa Sanitária Animal no estado de Santa Catarina.

Os Laboratórios oficiais de Diagnóstico Animal da CIDASC, localizados em Chapecó e Joinville, prestam importante apoio às atividades da Defesa Sanitária Animal no estado, com a realização das seguintes atividades:

-Preparação, triagem, acondicionamento para o transporte de amostras rotineiramente colhidas em todo o estado com a finalidade de manter as atividades de todos os Programas de Controle de Doenças Oficiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA e da CIDASC.

-Manter a produção dos meios de conservação das amostras colhidas a campo, obrigatório para garantia do correto acondicionamento do material para que o transporte do mesmo seja adequado e que as amostras cheguem aos laboratórios oficias do MAPA, em perfeitas condições de análise. Estes diagnósticos permitem a CIDASC planejar as ações de Vigilância Epidemiológica das doenças em todo o estado.

-Apoio nos monitoramentos e inquéritos de doenças dos Programas Oficiais do MAPA, seja no diagnóstico ou na triagem e preparação para o transporte do material a ser analisado.

-Orientação para acondicionamento, transporte de material e demonstração de técnicas de laboratório em treinamentos específicos dos Programas Oficiais da CIDASC.

-Realização de exames para suprir as demandas da Defesa Sanitária Animal em atividades específicas de cada Programa Oficial.

-Os Laboratórios realizam também exames de  AAT (antígeno acidificado tamponado) para veterinários habilitados pelo Programa de Brucelose e Tuberculose.

-Também realiza exames de ELISA em leite para complementar as ações dos Programas de Controle da Brucelose e Tuberculose.

-Os Laboratórios implantaram o sistema de Gestão da Qualidade que continuamente é aperfeiçoado pela equipe técnica, através de treinamentos fora e dentro do estado, para garantir a qualidade dos serviços prestados à Defesa Sanitária Animal e aos clientes externos. O Laboratório de Chapecó está acreditado na ABNT NBR ISO/IEC 17025 pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO e Credenciado pelo Ministério da Agricultura para Diagnóstico de Brucelose Bovina e Bubalina pelas técnicas de FPA e AAT.

Fonte: Divisão de Apoio Laboratorial.