Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina Bandeira Estado de Santa Catarina

Resultado – “Concurso Cultural Estadual Sanitarista Junior”

Imagem1O “Concurso Cultural Estadual Sanitarista Junior” é uma iniciativa desenvolvida pela CIDASC – Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina com o objetivo de premiar os alunos que obtiverem o melhor rendimento dentro do Projeto Sanitarista Junior desenvolvido pela CIDASC junto às escolas parceiras, fazendo o reconhecimento de talentos e prestigiando a participação das crianças nesse processo.

O Projeto Sanitarista Júnior tem por objetivo geral proporcionar que alunos e professores, produtores rurais, comerciantes de produtos de origem vegetal e animal, responsáveis técnicos e a comunidade em geral se tornem agentes multiplicadores da Defesa Agropecuária, por meio de processos, atitudes de sensibilização, comprometimento e consciência sanitária. Com isso, tem a finalidade de possibilitar um exercício pleno da cidadania e a melhoria na qualidade de vida, além de estabelecer parcerias com entidades e órgãos públicos com intuito de ampliar os trabalhos e projetos desenvolvidos na Educação Sanitária.

Hoje, o projeto atende 42 escolas distribuídas em 20 municípios catarinenses, contempla mais de 1400 crianças e é uma das ações de Educação Sanitária desempenhadas pela CIDASC.

A Educação Sanitária em Defesa Agropecuária é uma atividade estratégica e instrumento da Defesa Agropecuária, que visa garantir o comprometimento dos integrantes da cadeia produtiva agropecuária e da sociedade em geral no cumprimento dos objetivos.

A Educação Sanitária em Defesa Agropecuária é um processo ativo e contínuo de utilização de meios, métodos e técnicas capazes de educar e desenvolver consciência crítica no público-alvo.

Os vencedores do “Concurso Cultural Estadual Sanitarista Junior”, realizado neste ano de 2015, seguem listados abaixo.

A CIDASC parabeniza a todos os envolvidos no projeto e, especialmente, aos participantes e vencedores do concurso. Iniciativas como esta são motivo de orgulho para a empresa e não se realizariam sem a colaboração dos organizadores e das escolas participantes.

Concurso Cultural Estadual Sanitarista Junior

Vencedores:

2º Ano Ensino Fundamental I: (desenho) Emanuelly Kristyne Coelho
E.E. B. Nossa Senhora – Angelina – SC
3º Ano Ensino Fundamental I: (desenho) Emilly Felipe Kretzer
E.E.B. Nossa Senhora – Angelina – SC
4º Ano Ensino Fundamental I: (desenho) Isabela Madeira Junior
E. B.M. Profª Dalcy Ávila de Souza – Jaguaruna – SC
5º Ano Ensino Fundamental I: (redação) Mateus Luis Gauer Mueller
Centro Educacional Mundo Infantil – CAIC – Maravilha – SC
(redação) Letícia de Fátima Durau
E.R. M. Bonetes de Cima – Bonetes – SC
6º Ano Ensino Fundamental II: (redação) Alessandra Zilles
E. M. E. I. E. F. Marechal Arthur da Costa e Silva –
São Miguel do Oeste – SC
7º Ano Ensino Fundamental II: (redação) Mileni Alves de Oliveira
E. M. Ivo Silveira – Capinzal – SC
8º Ano Ensino Fundamental II: (redação) André Dias Padilha
Escola Itinerante “Estudando e Platando” – Campos Novos – SC
9º Ano Ensino Fundamental II : (redação) Thaís Thibes Rodrigues
Escola Itinerante “Estudando e Platando” – Campos Novos – SC

Conforme o Artigo 16º do regulamento do Concurso, como não houve o envio de desenhos de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I. Desta forma, foram selecionados dois vencedores para o 5º ano, devido ao grande número de participantes.

Regulamento Concurso Sanitarista Júnior

Concurso Cultural Estadual
Sanitarista Junior
Regulamento
O “Concurso Cultural Sanitarista Junior” é uma iniciativa desenvolvida pela CIDASC – Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina com o objetivo de premiar os alunos que obtiverem o melhor rendimento dentro do Projeto Sanitarista Junior desenvolvido pela CIDASC junto às escolas parceiras, fazendo o reconhecimento de talentos e prestigiando a participação das crianças nesse processo.
DO OBJETO
O objeto do presente concurso é uma redação ou desenho, de acordo com a escolaridade, elaborada exclusivamente pelas crianças envolvidas no projeto Sanitarista Junior, discentes das escolas parceiras.
DOS PARTICIPANTES
Artigo 1º – Poderão participar todos os alunos das escolas parcerias que desenvolveram o projeto Sanitarista Junior ao longo do ano letivo de 2015.
DAS INSCRIÇÕES
Artigo 2º – Todos os alunos já estão previamente inscritos.
Artigo3º – Os alunos do 1º, 2º, 3º e 4º anos do Ensino Fundamental I, concorrerão com 1 (um) desenho cada.
Artigo 4º – Os alunos do 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental I e II, concorrerão com 1 (uma) redação cada.
Artigo 5º – A escola parceira que não encaminhar o desenho ou a redação dentro dos prazos estabelecidos por este regulamento ficará automaticamente desclassificada deste concurso cultural.
DOS TRABALHOS
Artigo 6º – A redação ou o desenho tem que ser individual e deverá ser elaborada em sala de aula, durante a jornada escolar.
Artigo 7º – A redação deverá conter no mínimo 10 (dez) linhas, e deverá abordar a opinião da criança sobre sua participação no Projeto Sanitarista Junior, relatando seus aprendizados sobre os temas relativos da defesa agropecuária.
Artigo 8º – Os participantes, devem entregar aos docentes a autorização de seus responsáveis, conforme modelo anexo, concedendo a CIDASC – Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, o direito de publicar e reproduzir, por meio de jornais, revistas, rádio, tablets e internet, o conteúdo das redações e desenhos, respeitando-se a propriedade intelectual do autor sempre dando crédito ao mesmo e o uso da imagem das crianças.
Artigo 9º – Qualquer situação de plágio é de inteira responsabilidade do participante e, em caso comprovado, remeterá à desclassificação.
Artigo 10º – Os trabalhos não poderão:
a) Constituir ofensa à liberdade e à crença;
b) Revestir-se de conteúdo que implique discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia ou procedência nacional ou regional;
c) Ter sido produzido por terceiros.
DA SELEÇÃO
Artigo 11º – Os trabalhos serão pré-avaliados pelos docentes que concederão a nota inicial na escala de 0 (zero) a 10 (dez), e posteriormente remetidos aos colaboradores da CIDASC responsáveis pela execução do projeto em suas escolas.
Artigo 12º – Os docentes não deverão colocar a nota diretamente na folha da redação ou desenho, mas no verso dos mesmos. Os erros de português não deverão ser corrigidos pelos docentes sobre a folha de redação do concurso.
Artigo 13º – As redações e os desenhos serão avaliados pelos colaboradores da CIDASC das Administrações Regionais (ADR’s) que desenvolveram o projeto, concedendo uma nova nota. Serão remetidas a Coordenação Estadual do Projeto, A/C da Engª Agrª Patrícia Almeida Barroso Moreira – CIDASC Central/ GEFIA, 10% (dez por cento) das redações e desenhos por turma/ano/ escola, não inferior a 3 (três)/turma/ano/escola, para a avaliação final pela comissão julgadora.
Artigo 14º – As redações recebidas pela coordenação estadual do projeto serão reavaliadas pela Comissão Julgadora formada pelo Comitê de Educação Sanitária da CIDASC, composto por 2 (dois) engenheiros agrônomos, 2 (dois) médicos veterinários e 1 (um) Técnico Agrícola.
Artigo 15º -Serão selecionadas para premiação 1 (um) aluno de cada ano:
1) alunos da 1º ano do Ensino Fundamental – I
2) alunos da 2º ano do Ensino Fundamental- I
3) alunos da 3º ano do Ensino Fundamental – I
4) alunos da 4º ano do Ensino Fundamental – I
5) alunos da 5º ano do Ensino Fundamental – I
6) alunos da 6º ano do Ensino Fundamental – II
7) alunos da 7º ano do Ensino Fundamental – II
8) alunos da 8º ano do Ensino Fundamental – II
9) alunos da 9º ano do Ensino Fundamental – II
Artigo 16º – Caso não haja o envio de redações ou desenhos em algum dos anos listados no artigo 15º, haverá duas premiações no ano em que houver o maior número de redações ou desenhos enviados.
PREMIAÇÃO
Artigo 17º – Serão premiadas 1 (uma) redação ou desenho por ano, conforme artigos 3º e 4º, sendo o critério a maior média, alcançada entre a nota concedida pelos docentes, colaboradores das administrações regionais da CIDASC e a nota concedida pelo Comitê de Educação Sanitária da CIDASC.
Artigo 18º – Os primeiros lugares receberão 1(um) tablete.
DO RESULTADO
Artigo 19º – A Comissão Julgadora terá 15 dias para análise individual e conjunta dos trabalhos e deverá divulgar o resultado até o dia 04 de Dezembro de 2015.
Artigo 20º – Os trabalhos selecionados serão divulgados por mídia e estarão disponíveis no site da CIDASC.
DISPOSIÇÕES FINAIS
Artigo 21º – A participação no concurso implica no conhecimento e na aceitação, pelo candidato, de todas as disposições deste regulamento, sendo desclassificados os trabalhos que não atenderem as regras nele contidas.
Artigo 16º – Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

 

 
Anexo II

TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM E CONTEÚDO
Eu, __________________________________________________, __________________, portador da Cédula de (nome) (nacionalidade) Identidade RG nº _______________, CPF nº_________________________,AUTORIZO o uso da imagem do meu filho(a) _________________________________ concedendo a CIDASC – Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, o direito de publicar e reproduzir, por meio de jornais, revistas, rádio, tablets e internet, o conteúdo das redações ou desenhos, respeitando-se a propriedade intelectual, sempre dando crédito, e o uso de sua imagem, para a divulgação do resultado do concurso cultural estadual do projeto Sanitarista Junior. Por esta ser a expressão da minha vontade declaro que autorizo o uso acima descrito sem que nada haja a ser reclamado a título de direitos conexos à minha imagem ou a qualquer outro, e assino a presente autorização.
Local:__________________, ______ de ______________ de _______.

Assinatura: ___________________________________

Implantação do Projeto Sanitarista Junior

Cartaz_Sanitarista_Junior
Inciamos este ano a implantação do Projeto Sanitarista Junior nas escolas de Santa Catarina.

Este projeto tem por objetivo geral proporcionar que alunos e professores, produtores rurais, comerciantes de produtos de origem vegetal e animal, responsáveis técnicos e a comunidade em geral se tornem agentes multiplicadores da Educação Sanitária Agropecuária, por meio de processos, atitudes de sensibilização, comprometimento e consciência sanitária. Com isso, possibilitar um exercício pleno da cidadania e a melhoria na qualidade de vida. Além de, estabelecer parcerias com entidades e órgãos públicos com intuito de ampliar os trabalhos e projetos desenvolvidos na Educação Sanitária.