INSTITUCIONAL

- Empresa

- Estrutura Orgânica
e Funcional

- Estatuto Social

- Vídeos (novos)
SERVIÇOS
- Laboratorial
- Animal
- Vegetal
- Armazenagem
- Engenharia rural
CURSOS
- Calendário
LICITAÇÕES
- Editais Licitação
LEGISLAÇÃO
- Animal
- Vegetal
- Cidasc
- PIB
ARTIGOS
- Arquivos
CONVÊNIOS
- Convênios
SERVIDORES
- Consulta RH
- ASCIDASC
LINKS
- Lista de sites
PROCESSOS
- Vegetal
Pautas de Julgamento
- Vegetal





   Artigos em Ciência e Tecnologia

Monitoramento de Afídeos (Pulgões) em Batata

Engo Agro Zani Luiz Fabre
Téc. Agric. José Vieira Machado

INTRODUÇÃO

Os Afídeos, também conhecidos como Pulgões constituem atualmente o grupo de insetos de maior importância agrícola a nível mundial devido a sua capacidade de transmitir viroses. Hoje já são conhecidas 4.000 espécies de Afideos mas apenas 300 espécies tem sido provadas como transmissoras de viroses. Na cultura da Batata, os Afídeos (pulgões) são os insetos sugadores de maior importância devido ao seu alto poder reprodutivo, mobilidade e capacidade de transmitir viroses e por contar com grande número de plantas hospedeiras. Os principais Afídeos transmissores de viroses são: Myzus persicae, Macrosiphum euphorbiae e Aulacorthum solani.

JUSTIFICATIVA

A cultura da batata é uma das principais atividades agrícolas do Estado de Santa Catarina, sendo produzida praticamente em todo o Estado, e como o uso de defensivos agrícolas, principalmente inseticidas é muito grande com conseqüências diretas a saúde do Agricultor e a evasão monetária de seus lucros finais, o Monitoramento de Afídeos em Batata pode auxiliar o Agricultor com a redução de aplicações deste insumo e ao Consumidor devido a menor ingestão de resíduos químicos neste alimento.

METODOLOGIA

O monitoramento de Afídeos em Batata, permite que a população destes insetos alados sejam estimadas durante a migração para esta cultura com bandejas de fundo amarelo.

Estas bandejas são de chapas galvanizadas, medindo 50 cm de comprimento x 32 cm de largura x 8 cm de altura com ângulo de 65o pintadas externamente com marrom ou cinza escuro e o fundo mais 2 cm com amarelo canário. Distribui-se 4 bandejas por campo a uma altura de 60 cm do solo, com 5 litros de água e algumas gotas de detergente, para quebrar a tensão superficial da água. Duas vezes por semana faz-se o monitoramento, que consiste em retirar todos os pulgões com um pincel fino ou similar, e colocar num vidro pequeno com álcool. Após as amostras são analisadas em laboratório onde identifica-se as espécies transmissoras de viroses. Caso esteja presente nesta amostra 10 pulgões transmissores de viroses em campos de Batata-semente ou seja Myzus persicae, Aulacorthum solani, Macrosiphum euphorbiae então comunica-se o produtor para realizar aplicação de inseticida. Quando a lavoura monitorada é de Batata-semente o número de pulgões por amostra é de 5 pulgões. Ao confirmarmos a presença de uma revoada de Afídeos alados, na região monitorada, emitimos um Aviso Fitossanitário via Radio, para que todos os produtores possam ser informados desta presença.

Como visitamos as lavouras monitoradas duas vezes por semana, ainda fazemos uma Contagem Direta em Folhas e Plantas de Batata para complementar o trabalho de Monitoramento e estabelecer a população de pulgões alados ou ápteros na lavoura. Para a contagem de folhas seleciona-se ao acaso 25 plantas ao acaso e retira-se 2 folhas da parte superior e 2 da parte inferior e analisa-se estas folhas para ver se há presença de pulgões, e caso estejam presentes comunica-se ao proprietário para fazer a erradicação destes insetos .

MAIS INFORMAÇÕES :

Telefone: (49) 3233-0392
E-mail : estacaosj@cidasc.sc.gov.br

 

    © 2004 - Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina