INSTITUCIONAL

- Empresa

- Estrutura Orgânica
e Funcional

- Estatuto Social

- Vídeos (novos)
SERVIÇOS
- Laboratorial
- Animal
- Vegetal
- Armazenagem
- Engenharia rural
CURSOS
- Calendário
LICITAÇÕES
- Editais Licitação
LEGISLAÇÃO
- Animal
- Vegetal
- Cidasc
- PIB
ARTIGOS
- Arquivos
CONVÊNIOS
- Convênios
SERVIDORES
- Consulta RH
- ASCIDASC
LINKS
- Lista de sites
PROCESSOS
- Vegetal
Pautas de Julgamento
- Vegetal





   Artigos em Ciência e Tecnologia
 
 

Monitoramento de Afídeos (Pulgões) em Batata

Engo Agro Zani Luiz Fabre
Téc. Agric. José Vieira Machado

INTRODUÇÃO

Os Afídeos, também conhecidos como Pulgões constituem atualmente o grupo de insetos de maior importância agrícola a nível mundial devido a sua capacidade de transmitir viroses. Hoje já são conhecidas 4.000 espécies de Afideos mas apenas 300 espécies tem sido provadas como transmissoras de viroses. Na cultura da Batata, os Afídeos (pulgões) são os insetos sugadores de maior importância devido ao seu alto poder reprodutivo, mobilidade e capacidade de transmitir viroses e por contar com grande número de plantas hospedeiras. Os principais Afídeos transmissores de viroses são: Myzus persicae, Macrosiphum euphorbiae e Aulacorthum solani.

JUSTIFICATIVA

A cultura da batata é uma das principais atividades agrícolas do Estado de Santa Catarina, sendo produzida praticamente em todo o Estado, e como o uso de defensivos agrícolas, principalmente inseticidas é muito grande com conseqüências diretas a saúde do Agricultor e a evasão monetária de seus lucros finais, o Monitoramento de Afídeos em Batata pode auxiliar o Agricultor com a redução de aplicações deste insumo e ao Consumidor devido a menor ingestão de resíduos químicos neste alimento.

METODOLOGIA

O monitoramento de Afídeos em Batata, permite que a população destes insetos alados sejam estimadas durante a migração para esta cultura com bandejas de fundo amarelo.

Estas bandejas são de chapas galvanizadas, medindo 50 cm de comprimento x 32 cm de largura x 8 cm de altura com ângulo de 65o pintadas externamente com marrom ou cinza escuro e o fundo mais 2 cm com amarelo canário. Distribui-se 4 bandejas por campo a uma altura de 60 cm do solo, com 5 litros de água e algumas gotas de detergente, para quebrar a tensão superficial da água. Duas vezes por semana faz-se o monitoramento, que consiste em retirar todos os pulgões com um pincel fino ou similar, e colocar num vidro pequeno com álcool. Após as amostras são analisadas em laboratório onde identifica-se as espécies transmissoras de viroses. Caso esteja presente nesta amostra 10 pulgões transmissores de viroses em campos de Batata-semente ou seja Myzus persicae, Aulacorthum solani, Macrosiphum euphorbiae então comunica-se o produtor para realizar aplicação de inseticida. Quando a lavoura monitorada é de Batata-semente o número de pulgões por amostra é de 5 pulgões. Ao confirmarmos a presença de uma revoada de Afídeos alados, na região monitorada, emitimos um Aviso Fitossanitário via Radio, para que todos os produtores possam ser informados desta presença.

Como visitamos as lavouras monitoradas duas vezes por semana, ainda fazemos uma Contagem Direta em Folhas e Plantas de Batata para complementar o trabalho de Monitoramento e estabelecer a população de pulgões alados ou ápteros na lavoura. Para a contagem de folhas seleciona-se ao acaso 25 plantas ao acaso e retira-se 2 folhas da parte superior e 2 da parte inferior e analisa-se estas folhas para ver se há presença de pulgões, e caso estejam presentes comunica-se ao proprietário para fazer a erradicação destes insetos .

CARACTERISTICAS DAS ESPÉCIES

Myzus persicae (Sulzer)

As formas apteras são de tamanho pequeno a médio, medindo 1,7 mm a 2,1 mm, de cor verde amarelado a verde pálido, pernas e antenas ligeiramente escurecidos, sifúnculos ligeiramente engrossados no terço apical com ápice escuro.

As formas aladas são de tamanho pequeno a médio, medindo 2,0 mm a 2,5 mm, de cor café na cabeça e tórax., abdome verde amarelado a verde pálido com uma placa transversal verde escuro, pernas, antenas e sifúnculos pretos.

Myzus persicae é um inseto encontrado em todas as partes do mundo e tem sido encontrado em 500 tipos de plantas e é vetor de 120 vírus.

Macrosiphum euphorbiae (Thomas):

As formas ápteras são de tamanho médio a grande, medindo 3,1 mm a 3,7 mm, de cor verde claro sem manchas, pernas e sifúnculos de cor verde claro com as extremidades escurecidas

As formas aladas são de tamanho grande medindo de 3,8 mm a 4,3 mm, de cor verde claro a verde escuro, sem manchas e suas antenas são maiores que o corpo.

O Macrosiphum euphorbiae tem sido encontrado em 50 tipos de plantas e é vetor de mais de 40 vírus.

Aulacorthum solani (Kaltenbach):

As formas ápteras são de tamanho médio, medindo 2,5 mm a 3,0 mm, de cor amarelo a verde pálido com uma mancha de cor verde brilhante na base dos sifúnculos e antenas maiores que o corpo.

As formas aladas são de tamanho médio, medindo de 2,8 mm a 3,4 mm, de cor verde pálido com manchas transversais no abdômen. Cabeça, antenas e pernas são de cor café escuro.

O Aulacorthum solani tem sido encontrado em 40 tipos de plantas e é vetor de aproximadamente 40 virus.

Dos afídeos capturados e analisados nas bandejas, conforme tabela abaixo, 96,5 % pertencem a outras espécies, das quais podemos citar:Aphis spp., Brevicoryne brassicae, Cavariella aegopodii, Disaphis, Erisoma lanigerum, Rhopalosiphum maidis, Rhopalosiphoninus latysiphon, Tetraneura nigriabdominalis,Uroleucon compositae, etc.

ÁREA DE AÇÃO

O monitoramento de afídeos está sendo feito no município de São Joaquim, em diversas localidades e produtores de batata-semente. A abrangência é limitada a mais ou menos 12 lavouras devido ao acesso e distância. Não é possível aumentar este número, porque as lavouras monitoradas na segunda-feira são repetidas na quinta-feira e as monitoradas na terça-feira repetidas na sexta-feira, durante todo o ciclo da cultura até o seu desfolhamento total. Cada lavoura com monitoramento encerrado muda-se as bandejas para outra lavoura e assim sucessivamente, totalizando mais ou menos 30 lavouras no período agrícola.

RESULTADOS

O monitoramento de afídeos (Pulgões) em Batata, iniciado em outubro de 1995, teve os seguintes resultados:

Ano

Número de bandejas monitoradas

Total de afídeos capturados

Total de afídeos

transmissores de viroses

95/96

1.842

13.640

479

96/97

2.116

15.298

606

97/98

1.912

11.063

503

98/99

2.284

22.891

805

99/00

1.588

10.138

479

00/01

1.444

22.380

513

01/02

1.664

24.976

756

Total

12.770

120.060

4.111

 

Flutuação Populacional de Afídeos transmissores de viroses

Ano

Novembro

Dezembro

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

95/96

0,72

2,40

0,68

0,80

1,04

0,68

2,00

96/97

0,80

0,96

1,56

1,92

0,94

1,09

1,33

97/98

0,45

0,82

0,66

2,84

0,81

1,42

0,56

98/99

1,17

1,73

1,28

1,72

1,40

0,62

0,50

99/00

1,22

1,68

1,01

0,80

1,05

1,00

0,60

00/01

1,00

1,51

1,47

1,05

1,50

1,50

0,42

01/02

1,83

3,12

1,26

1,11

1,80

2,18

1,24


Nestes 7 anos de monitoramento de afídeos foram feitas 3.612 visitas a lavouras de batata, 3.192 monitoramentos em plantas, com 319.200 folhas verificadas, mais ou menos 100.000 Km rodados e 3.192 amostras analisadas em laboratório, com 120.060 pulgões analisados e destes 4.111 eram transmissores de viroses.

DIVULGAÇÃO REALIZADA

O monitoramento de afídeos em batata foi divulgado para todo o Brasil pela Rede Globo de Televisão, no dia 31/03/96, no Programa Globo Rural. Respondidas 642 cartas solicitando folder, 385 folder distribuído aos participantes do I Seminário da Cultura da Macieira em maio/96, 837 folder distribuídos aos visitantes da IX Festa Nacional da Maçã em Abril/96, 223 folder remetidos aos compradores de batata-semente produzidas na região de São Joaquim e comercializadas principalmente para São Paulo e Minas Gerais, além distribuição nos Escritórios da Cidasc.

CONCLUSÃO

O presente trabalho de monitoramento de afídeos em batata, com o uso de bandejas de fundo amarelo poderá trazer grandes resultados à agricultura brasileira, pois alguns paises já usam esta tecnologia. Este mesmo trabalho pode ser adaptado a inúmeras culturas que sofrem com ataques de insetos e conseqüentemente necessitam de aplicações cada vez maiores de defensivos agrícolas.Com a adesão ao monitoramento e redução de agrotóxicos todos terão a lucrar por que:

- Vamos reduzir a evasão de divisas pela aquisição de matérias primas para formular os defensivos agrícolas no País.

- Haverá menos poluição no solo, na água e no ar, conseqüentemente haverá mais animais silvestres, peixes e pássaros.

- O Produtor Rural terá mais saúde, com menos intoxicações e com isso procurando menos a rede hospitalar e os profissionais da medicina e farmácia.

- O Consumidor será o grande beneficiado com a redução ou eliminação dos resíduos de agrotóxicos, pois consumirá produtos mais saudáveis.

Se conseguirmos reduzir o número de aplicações de defensivos agrícolas, talvez possamos ter no futuro, mais alguns anos, antes do PLANETA TERRA ser apenas mais um ponto luminoso no UNIVERSO.

    © 2004 - Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina