FacebookTwitterGoogle+Email

Foto: Roberta Duarte Avila Vieira

A CIDASC esteve presente durante o XIII Enfrute – Encontro Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado, que aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de julho de 2013 em Fraiburgo/SC. A presença foi marcada com a participação de alguns engenheiros agrônomos da Defesa Sanitária Vegetal de Santa Catarina, e a apresentação de trabalho científico conduzido pela CIDASC Regional de Videira.

O evento apresentou  23 palestras com temas relacionados ao raleio e manejo de pomares, ministradas por estudiosos do Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Espanha e Uruguai. Além disso, foram apresentados 199 trabalhos científicos, oportunizando a difusão dos estudos no setor, entre os acadêmicos e as empresas.

O objetivo do Enfrute, evento realizado desde 1998, é a atualização técnica dos profissionais, com conhecimentos recentemente desenvolvidos pela pesquisa agropecuária brasileira e mundial. Joaquim Tadeu Borges, diretor da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente de Fraiburgo, comenta que o evento também auxilia a produção regional. “Os técnicos entram em contato com experiências realizadas em regiões e países com características semelhantes as nossas. Assim, nós aproveitamos o conhecimento para aplicar na produção local”, diz Borges.

Para o coordenador geral do XIII Enfrute, Gabriel Berenhauser Leite, a disponibilização imediata de conhecimentos e tecnologias diretamente ao público interessado é o foco do evento. Afirma ainda que a movimentação financeira vem crescendo a cada ano, com a participação do setor privado, através da exposição e comercialização de insumos. Segundo ele, “técnicos e produtores também têm a oportunidade de conhecer os novos produtos que a cadeia de insumos está colocando à disposição no mercado, fechando negócios, ou mesmo, contatos para compra e venda”.

O XIII Enfrute é promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) e a Prefeitura Municipal de Fraiburgo.

Fonte: Roberta Duarte Avila Vieir e Letícia Fontanella